terça, 22 de agosto de 2017
Concurso
Compartilhar:

Consultora de carreiras diz que receita para passar é não desistir

Lílian Morais / 20 de março de 2016
Foto: Nalva Figueiredo
Depois de meses se preparando para enfrentar a prova do concurso da Universidade Federal da Paraíba, no último dia 13, o que fazer? Muitos candidatos enfrentam o mesmo drama. A receita? Continuar estudando, conforme ensina a consultora de carreiras Isabelle Serrano.

“Foram meses de preparação para esse concurso que parou a Paraíba, e, agora muitos candidatos não sabem o que fazer, por onde recomeçar, se devem recomeçar, por que recomeçar? Eu aconselho o candidato a pensar quanto ele deseja ser aprovado? Aliás, se deseja ou está determinado em ser aprovado?”, ressalta a Isabelle. “Respondido este simples e direto questionamento você já terá construído, sozinho, suas respostas. Se você não deseja, se você quer ser aprovado, se esta é sua meta e objetivo de vida profissional, não é hora de descanso. Ao contrário. Seu corpo, sua mente, sua rotina, sua família inclusive, já estão todos programados a colaborar com seus estudos e futura aprovação. Portanto, não esqueça que ‘é proibido conchilar’, citando o compositor nordestino Antonio Barros”, alerta Isabelle.

A professora do curso de Edificações do Instituio Federal de Pernambuco, no Campus de Caruaru, Lídia Pereira, ensina que para passar é preciso ter persistência. “Fiz vários concursos. Acredito que o segredo é não desisitr na primeira reprovação. “Comecei a fazer concursos na área de arquitetura, depois me apaixonei pela docência e investi na área. Fiz os concursos, do Banco do Brasil, UEPB, UFPE do IFPB, IFPE e o IFSertão e fui aprovada”, ensina.

De acordo com Isabelle, só passa quem não desiste, “Charles Chaplin define muito bem persistência: ‘(...) é o caminho do êxito’. Ora, isso nos leva a crer efetivamente que não há êxito sem ação, sem o movimento de buscar, fazer, realizar. Não há sucesso sem trabalho”, observa.

A especialista diz que depois de um grande concurso o candidato precisa se avaliar., “Quais foram as dificuldades? Esta é a carreira dos sonhos? Então foco nos editais de toda a região, e, inicie agora sua preparação.

Relacionadas