sábado, 17 de agosto de 2019
Geral
Compartilhar:

Cátia de França relança disco ‘Hóspede da Natureza’ em nova plataforma

André Luiz Maia / 12 de junho de 2019
Foto: Rodrigo de Freitas/ DIVULGAÇÃO
Se Cátia de França tinha, enfim, trazido para o mundo digital alguns de seus discos mais importantes da carreira há alguns meses, agora é a vez de fazer o caminho oposto. Seu álbum de inéditas mais recente, Hóspede da Natureza, ganha uma bela versão em vinil, três anos após o lançamento da versão em CD e digital, em 2016. O álbum agora ganha uma edição especial em LP 12” laranja opaco de 180g, incluindo encarte, já à venda online e nos shows da artista.

Expoente da música regional brasileira, a cantora, compositora e multi-instrumentista paraibana Cátia de França tem uma trajetória rica, sempre conectada com a literatura de alguma forma. Abraçada por Zé Ramalho, lançou seu primeiro LP em 1979, 20 Palavras ao Redor do Sol, que este ano completou 40 anos. No repertório, canções inspiradas pela poesia de João Cabral de Melo Neto.

O disco de 2016 também se pauta nas letras como fonte de inspiração, especialmente o livro busca inspiração na bíblia hippie Walden, ou A Vida nos Bosques, escrito em 1847 por Henry D. Thoreau. Respeitando o espírito da obra, que mostra uma convivência harmônica entre seres humanos e a natureza, as gravações do disco, produzido por Rodrigo Garcia, aconteceu nos cômodos de uma casa localizada na serra fluminense.

Garcia reuniu uma banda com nomes de peso, que anteriormente acompanhava Cássia Eller nos palcos, inclusive a percussionista Lan Lahn, assim como o multi-instrumentista de sopros Marcelo Bernardes, que grava e excursiona com Chico Buarque e Walter Villaça nas guitarras.

O flerte com a literatura também aparece em faixas como “Grandezas pantaneiras”, com poema de Manoel de Barros.

Relacionadas