domingo, 21 de julho de 2019
Geral
Compartilhar:

‘Capitã Marvel’ estreia e é o último degrau antes de ‘Vingadores – Ultimato’

Renato Félix / 07 de março de 2019
Foto: Divulgação
Ao contrário de Capitão América, Homem de Ferro ou Homem-Aranha, a Capitã Marvel não é uma heroína tão conhecida por quem não é íntimo dos quadrinhos. Carol Danvers, na verdade, já tem 51 anos de criação e se tornou uma protagonista do universo Marvel ao assumir a identidade de Capitã Marvel, em 2012. Agora, entra no universo cinematográfico dos heróis da editora a bordo do próprio filme, que estreia hoje e é o último degrau antes de Vingadores — Ultimato, que estreia em abril.

A referência à personagem aparece nos créditos finais de Vingadores — Guerra Infinita (2018), quando Nick Fury (Samuel L. Jackson) aciona o emblema da heroína, convocando a personagem após a vitória de Thanos.

E onde ela estava esse tempo todo? O filme da personagem vai explicar isso: é uma trama de origem, que se passa nos anos 1990. A trama a coloca encarando os skrulls, uma raça alienígena vilã no universo Marvel.

Brie Larson, vencedora do Oscar por O Quarto de Jack, interpreta a primeira heroína Marvel a ostentar o próprio filme. Larson, conhecida por firmes posições feministas, parece combinar bem com a personagem.

Outros capitães



Nas HQs, o nome da Capitã Marvel é herdado de outro herói, o Capitão Marvel, de quem a humana Carol Danvers era uma aliada ainda nos anos 1960. Este personagem, Mar-Vell, era um alienígena do povo kree, que chegou a morrer em 1982. Carol Danvers manteve por muitos anos, a partir dos anos 1970, a identidade heroica de Ms. Marvel, antes de assumir como Capitã Marvel. Mas todo esse background deve ficar de lado para simplificar a história no filme.

Este nome, no entanto, pertencia a um personagem ainda mais antigo: aquele que tinha a identidade secreta de Billy Batson e grita “Shazam!” para se tornar o herói.

Este Capitão Marvel é uma criação de 1941, da Fawcett Comics, depois comprada pela DC, editora rival da Marvel. O personagem teve seu nome mudado nos quadrinhos para Shazam há alguns anos, mas ele ainda é muito conhecido pelo nome original. E estreia seu próprio filme em abril, de modo que haverá um confronto direto e curioso entre Capitã Marvel e Capitão Marvel nos cinemas.

Relacionadas