quinta, 13 de dezembro de 2018
Geral
Compartilhar:

Caixa lança três discos que João Donato gravou nos anos 1970 e 1980

Kubitschek Pinheiro / 04 de maio de 2018
Foto: Divulgação
Três discos inéditos de João Donato gravados há muitos anos estavam guardados no acervo particular do artista. Mas uma pesquisa do produtor Marcelo Fróes, da gravadora Discobertas, os lança agora. Gozando a Existência (1978), Naquela Base (1988) e Janela da Urca (1989) fazem parte da caixa A Mad Donato, que que inclui mais um disco, Raridades, de faixas soltas dos anos 1970, também inéditas.

João Donato é protagonista de si mesmo, como compositor, músico e cantor, com sua voz pequena, mas bem singular. No piano, o cara é um gigante. Muito tranqüilo, ele se disse empolgado de ver esses discos lançados. “Eu fiquei muito contente de ver o box com parte preciosa de minha obra. E ainda temos muitas músicas sobrando. Quem sabe num virão novos discos em 2019, hein, Marcelo?”, pergunta, provocando o produtor.

A Mad Donato é referência ao LP A Bad Donato, de 1969. Fróes disse que foi uma brincadeira com o nome do “bolachão” e enalteceu mais ainda a obra de Donato. “Só pode ser um gênio muito doido o cara que grava e arquiva três discos, sucessivamente em 1978, 1988 e 1989. Ele ficou 20 anos sem lançar álbum de estúdio, entre 1975 e 1996, e agora as pessoas vão entender melhor sua excelente produção musical”.

“Eu gostei muito desse título, A Mad Donato. Lembra a palavra ‘amado’ e isso me enche de alegria. Eu sou um homem simples e gosto de cativar amizades”, comentou Donato. “As fotos das capas foram feitas na época pelo meu amigo Robert Feinberg”, arremata.

O disco Gozando a Existência, traz as vozes de Djavan (em “Canto da lira”, dele), Alaíde Costa (na faixa que dá nome ao disco) e Paulo Jobim (em “Olho d´água”, de Paulo Jobim e Ronaldo Bastos).

“Eu conheci Djavan logo que ele chegou de Alagoas. Ele foi lá em casa e ficamos amigos”, conta Donato. “Esse disco foi gravado graças a Roberto Menescal, que era diretor artístico da Polygram . Ele nos deu o estúdio e as fitas. Chamei o pessoal, chamei Alaíde e fui chamando e avisando que não ia ter cachê. Até que Suzana Moraes (filha de Vinicius), me ligou e disse: ‘Venham, que até orquestra a gente já conseguiu’. Ai foi uma festa”.

Pelo telefone Roberto Menescal disse, emocionado: “Donato é gênio. Ele é meu amigo querido. Nosso primeiro contato veio quando ele gravou conosco ‘Lugar comum’, em parceria com Gilberto Gil. Depois o tempo passou ele foi morar nos Estados Unidos e quando voltou ficou bem junto dos baianos Caetano, Gal e Gil”, lembra. “Logo fez um show com Gal que foi sucesso e depois nos reencontramos novamente. Eu vi que ele tinha muita coisa e queria gravar. Chamei, oferecemos o estúdio e as fitas, que agora vieram à tona”, lembra.

São muitas histórias. “Rapaz, gravamos juntos um CD com canções de Jobim, ele tocando piano. A certa altura, ele me perguntou: ‘Menescal, eu aqui tocando essa canções de Jobim, o povo vai pensar que foi ele gravou esse disco’. Claro que rimos e eu disse: ‘Vai não, João, seu nome vai aparecer nos créditos. Sempre bom, o João Donato”, disse Roberto.

Naquela Base é todo instrumental, gravado nos estúdios Transamérica, com João acompanhado de banda. “Esse disco é totalmente jazz, produzido por um amigo meu, o japonês Joichi Ogawa. Eu gosto muito desse momento da minha vida”. Esse álbum também traz, como bônus, “Nua ideia” (dele e Chico Buarque) e “Cadê você” (dele e Caetano Veloso).

Janela da Urca é um disco 100% solo: o pianista assumiu todos os instrumentos, inclusive alguns sintetizadores disponíveis na época.

Raridades reúne gravações de 1973 a 1978: algumas faixas instrumentais e outras cantadas. O álbum conta com a participação de Nara Leão, em “Fim de sonho” (de Donato e João Carlos de Pádua).

“Gostava muito de Nara, éramos amigos e andávamos de mãos dadas”, lembra Donato. “Ela morava em Copacabana e eu mais adiante, em Ipanema. Era tão engraçado naquele tempo quando andávamos de ônibus. Ela acenava da janela e eu subia e íamos para a Polygram, na Barra”.

Relacionadas