domingo, 17 de janeiro de 2021

Geral
Compartilhar:

Cagepa desobstrui esgoto no Parque da Lagoa

Ainoã Geminiano / 06 de maio de 2017
Foto: RAFAEL PASSOS
Menos de um ano após a inauguração, o Parque da Lagoa Solon de Lucena, no Centro da Capital, teve uma calçada quebrada pela Companhia de Água e Esgotos (Cagepa), para a desobstrução de um esgoto. Embora as gestões do estado e do município tenham se entendido em relação à execução do conserto, a obra gerou críticas de pessoas que passavam pelo local e viam a nova calçada sendo quebrada. Técnicos da Cagepa disseram que foi necessário quebrar, porque a empresa responsável pela reforma do parque fez a calçada aterrando a “boca de lobo”, por onde o desentupimento seria feito.

Os técnicos que trabalhavam no local explicaram que houve um entupimento na rede de esgoto, que passa pelo Parque da Lagoa e que o problema não foi identificado nos postos de visita (PVs), conhecidos como “boca de lobo”, que ficam na região. Olhando em um mapa da rede coletora, descobriram que um PV tinha sido aterrado pela calçada do anel externo da Lagoa. “Tivemos que quebrar para poder ter acesso à tampa de aço e abrir o posto. Agora vamos conseguir chegar ao local exato do problema”, disse um dos responsáveis pelo serviço, que não quis ser identificado.

O local do conserto fica perto de várias paradas de ônibus, de forma que a escavação na calçada nova chamou a atenção de quem passava. “Isso é um desperdício de nosso dinheiro”, disse o promotor de vendas Carlos Gomes.

Outros usuários do transporte coletivo se queixavam do mal cheiro que tomou conta do local.

O secretário de Infraestrutura do município, Cássio Andrade, disse que foi procurado previamente pela Cagepa, que pediu autorização para fazer a abertura na calçada, se comprometendo a entregar o local como estava antes. “Vamos aproveitar a oportunidade para corrigir o aterramento da boca de lobo, elevando a tampara para que o equipamento fique acessível”, disse. A previsão é que o trabalho no local seja concluído hoje.

O Parque

O Parque da Lagoa Solon de Lucena conta com 12 praças, além de um deck disponível para festas e 35 mil metros quadrados de passeios pavimentados e ligados às quatro entradas do parque. O local possui 14 quiosques divididos em sete baterias, todas com banheiros públicos e um posto policial para a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar. O Parque da Lagoa tem segurança 24 horas e 553 pontos de iluminação, sendo 262 refletores de lâmpadas a LED.

Relacionadas