quarta, 20 de janeiro de 2021

Geral
Compartilhar:

Artistas da Paraíba dão suas sugestões em música e livros para o Natal

André Luiz Maia / 23 de dezembro de 2017
Foto: Rafael Passos
Festas de Natal são marcadas pela troca de presentes. As crianças esperam ansiosas por novidades embaixo do pinheiro montado na sala e os adultos fazem amigos secretos. O Correio decidiu fazer um amigo nada secreto. Figuras bem conhecidas pelos leitores assíduos do Caderno 2 e do circuito cultural paraibano dão suas dicas culturais como uma espécie de presente para os leitores.

Vale de tudo: livro, disco e até mesmo singles, afinal, estamos em plena era do streaming. A única exigência é ter força intelectual paraibana envolvida no processo. As indicações vão desde lançamentos super recentes até trabalhos apresentados há mais de 10 anos.

“EU NÃO SOU BOA INFLUÊNCIA PRA VOCÊ”

de Seu Pereira e Coletivo 401

A cantora Nathalia Bellar está cada vez mais envolvida pelo lançamento mais recente da banda paraibana, um dos grandes destaques musicais de 2017 no estado. “Eu tenho ouvido quase todos os dias. Já conheço o trabalho deles, o trabalho de Seu Pereira, mas esse disco deles me chamou a atenção por trazer referências completamente novas para o som ao mesmo tempo em que reforça as características que a gente conhece da banda. Não deixa de ser Seu Pereira, seja na maneira de interpretar as canções, seja na sonoridade. Acho incrível quando um artista deixa transparecer suas influências sem abdicar de sua autenticidade”, enfatiza.

“TANTO MISTÉRIO” e “ZANZAR”

de Gláucia Lima

O ator, cantor e cineasta André Morais indica os discos lançados simultaneamente pela cantora pessoense em 2005. Ele indica Tanto Mistério, com poesias de Lúcio Lins, Vitória Lima, Antônio Mariano e Águia Mendes, além de Zanzar, “mais solar, da rua, do ritmo e do corpo”. Ele atesta: “São duas pérolas da nossa música”. Zanzar também foi o nome de um DVD ao vivo lançado pela cantora em 2008, gravado no Teatro Santa Roza.

“Romance de DOM Pantero no palco dos pecadores”

de Ariano Suassuna

Indicação de Flávio Tavares. De acordo com o artista plástico, "Ariano e seu fabulário mágico, além de um belo livro, é uma obra deliciosa , rica em todos os sentidos, ilustrações, cantorias dos pastos incendiados e dos circos iluminados! Uma eterna luz". O livro póstumo ganhou publicação no fim de 2017.

“:”

de Guilherme Salgado.

O livro indicado pelo poeta André Ricardo Aguiar se escreve desse jeito mesmo: dois pontos. É a estreia poética de Guilherme Salgado, publicada pela editora Patuá. "A poesia de Guilherme trabalha muito bem os jogos sutis, uma poesia visual que flerta com o império dos signos, com a intertextualidade. Uma leitura proveitosa de quem quer mais da poesia. Boa estreia”.

“TRILHA SONORA”

de Banda-fôrra

Chico Limeira chama atenção não para um disco ou livro, mas para uma música, “Trilha sonora”, lançada em novembro nas redes sociais e plataformas de streaming. “A canção constará no novo disco da turma, que será lançado ano que vem, mas já foi lançada em todas as plataformas e tem embalado meus dias e meu violão. Tem aquele aconchego pop de sofá e a voz de Guga (Limeira, vocalista) abraça a gente”, pontua o sambista.

“MUNTCHAKO”

de Muntchako

A indicação do músico Arthur Pessoa, da banda Cabruêra, não foi concebida diretamente em solo paraibano mas carrega muitas influências por conta do percussionista Macaxeira Acioli, que integra o trio instrumental organizado em Brasília. “Eles gravaram um dos melhores álbuns de 2017. Com produção do músico e compositor paulista Curumim, a bolacha foi lançada em formato vinil com arte assinada pelo paraibano Shiko. Das faixas do álbum destaque para Emojubá e Coqueirinho Verde, canções que o público paraibano pôde conferir ao vivo quando a Muntchako passou pelo projeto Música do Mundo em João Pessoa”, explica o artista. O grupo lançou o trabalho de estreia em outubro deste ano e as músicas podem ser ouvidas através das plataformas digitais como Spotify, além de um clipe bem-humorado para a música “Golpe”, com estética inspirada nos seriados de super-heróis japoneses.

Relacionadas