domingo, 07 de março de 2021

Geral
Compartilhar:

Após canal romper, bombeamento de Monteiro para Boqueirão diminuiu 2,4 m/s

Katiana Ramos / 13 de junho de 2017
Foto: MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO
A vazão das águas do Rio São Francisco para o reservatório de Monteiro, no Cariri paraibano, caiu cerca de 2,4 metros por segundo em virtude do vazamento ocorrido em parte do canal do reservatório de Copiti, no município de Custódia (PE). O incidente aconteceu último sábado e foi necessário desativar as estações quatro, cinco e seis do canal do Eixo Leste da Transposição. Comente no fim da matéria.

De acordo com o secretário de Recursos Hídricos da Paraíba, João Azevedo, a diminuição da vazão no reservatório de Monteiro provocou um impacto de pequeno no abastecimento do açude Boqueirão. No entanto, segundo ele, o nível do Rio Paraíba deve voltar ao normal na próxima quarta-feira e o bombeamento médio de 6,5 metros por segundo deverá ser restabelecido.

Em nota, a assessoria de comunicação do Ministério da Integração Nacional reafirmou que o vazamento registrado em Custódia foi controlado e os reparos na obra devem ser concluídos ainda hoje e ainda esta semana o fluxo de água no canal deve ser restabelecido com a vazão normal. O órgão informou ainda que será feita uma vistoria técnica para averiguar o motivo do vazamento.

Na manhã de hoje, o procurador-geral de Justiça, Bertrand Asfora, se reúne em Brasília com o ministro Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional, Antônio de Pádua de Deus Andrade, para tratar do incidente em Pernambuco e evitar maiores danos a estrutura que leva água para as regiões do Sertão e Cariri da Paraíba.

Leia Mais

Relacionadas