segunda, 25 de janeiro de 2021

Geral
Compartilhar:

Água do Velho Chico já chegou na Paraíba

Ainoã Geminiano / 08 de março de 2017
 

Dez anos após o início das obras de transposição do Rio São Francisco, a água do Velho Chico finalmente chegou à Paraíba. Por volta das 19h desta quarta-feira (08), a água da transposição cruzou a divisa entre Pernambuco e Paraíba, em uma região conhecida como Pernambuquinho, onde o movimento passa a ser por gravidade, até o município de Monteiro. Segundo o presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), João Fernandes, a água ficará represada em uma comporta, em Monteiro, até as 15h desta sexta-feira (10), quando terá volume suficiente para seguir adiante.

A estrutura para a transposição do Rio São Francisco começou a ser construída em 2007 e a obra é aguardada como solução para os estados nordestinos que sofrem com a seca. Na Paraíba, a água do Velho Chico vai atravessar o Estado, entrando por Monteiro e indo até o açude de Boqueirão, em Campina Grande. "Se recebermos o volume esperado de 9m3/s, a estimativa é que a água chegue a Boqueirão em 40 ou 45 dias", disse João Fernandes.

A alegria de ver a chegada da transposição à Paraíba parece ter transbordado do coração dos paraibanos e contagiado a natureza. No momento em que a água do São Francisco chegou ao Estado, chovia forte na cidade de Monteiro, como que para recepcionar a água, que promete matar a sede do sertanejo. Autoridades paraibanas comemoraram a chegada da transposição. Em suas redes sociais, o senador José Maranhão (PMDB), postou um vídeo que mostra a corrente de água passando por um canal e cegando ao açude de Barro Branco.

Nesta sexta-feira (10), o presidente Michel Temer e sua comitiva estarão na Paraíba. às 11h, o presidente assina as ordens de serviços que autorizam obras de adequação na BR-230, entre Cabedelo e Oitizeiro, na Região Metropolitana da Capital e a duplicação da mesma rodovia, entre Campina Grande a Praça do Meio do Mundo. Às 15h, Temer estará em Monteiro, onde fará a abertura da comporta, inaugurando a transposição do São Francisco na Paraíba e liberando a passagem da água, rumo a Campina Grande.


Relacionadas