domingo, 25 de outubro de 2020

Geral
Compartilhar:

Vazamento em barragem adia chegada da água do São Francisco na Paraíba para sábado

Redação / 06 de março de 2017
Foto: Divulgação
A água da transposição do Rio São Francisco deve chegar até sábado (11) no açude de Poções, em Monteiro, no cariri paraibano. Depois da contenção no vazamento que houve no reservatório de Barreiro, em Sertânia-PE  as bombas flutuantes, emprestadas pelo Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, jogarão as águas do Velho Chico em Barro Branco, último reservatório antes do município paraibano.

Equipes técnicas do Ministério da Integração Nacional conseguiram vedar totalmente o vazamento no reservatório de Barreiro, em Sertânia-PE. As obras de reforço da estrutura da barragem foram realizadas com sucesso ao longo dos dois últimos dias e contaram com a colocação de rochas, com mais de uma tonelada para evitar qualquer possibilidade de vazamento.

“Nós tivemos que segurar a continuação do abastecimento da água, desligando o bombeamento da estação número cinco, que já está novamente bombeando desde o dia de ontem e com isto já se elevou o nível do reservatório de Barreiro, próximo a um metro. Está tudo sob controle. Ainda no dia hoje a água chega novamente a estação seis, com isso, amanhã estaremos bombeando na estação seis para alimentar definitivamente o reservatório de Campos e segue para o reservatório Barro Branco”, disse o ministro Heder Barbalho em entrevista ao programa Correio Debate, da 98 FM.

Segundo o secretário de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional, Antônio de Pádua, a estrutura da barragem se mostrou íntegra durante todo o trabalho de reforço. “O próximo passo será a liberação lenta e gradual da entrada de água no reservatório, com permanente acompanhamento. Isso vai nos permitir avaliar as condições de resistência do material sob a pressão provocada pela água”, explica. Não está previsto enchimento total da unidade, que tem capacidade máxima para 2,6 milhões de m³. O teste será útil para a elaboração do laudo técnico recomendado pelo Ministério Público Federal de Monteiro-PB.

“Sábado estaremos todos juntos inaugurando essa obra importantíssima para a história do Nordeste e do Brasil”, completou o ministro da Integração Nacional.

Relacionadas