segunda, 25 de janeiro de 2021

Geral
Compartilhar:

Aesa registra 99,1 milímetros de chuvas em João Pessoa no mês de março

Assessoria / 14 de março de 2017
Foto: Reprodução
A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) registrou 99,1 milímetros chuvas em João Pessoa entre nos primeiros 15 dias de março. O valor corresponde a quase 50% da média históriCa do mês de, que é 204,4 milímetros. A previsão para tarde e a noite desta terça-feira (14) é de nebulosidade variável com possibilidade de chuvas a qualquer hora na capital.

De acordo com a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, desde o início do ano já choveu 220 milímetros na capital paraibana. “Os índices pluviométricos no Litoral estão dentro da normalidade. Tivemos alguns volumes maiores no domingo passado, mas eles são comuns nesta época do ano”, explicou, referindo-se às cidades de Mataraca e Baía da Traição, onde foram registrados 105,3 e 86,2 milímetros,respectivamente.

A cidade onde mais choveu na Paraíba este ano foi Bom Jesus, onde os pluviômetros monitorados pela Aesa registram 438,6 milímetros. “Nossos dados indicam que as chuvas neste município também estão dentro da normalidade, pois a média histórica no primeiro trimestre é 493,7 milímetros e ele já atingiu quase 90%”, observou a meteorologista.

Monitoramento

A Sala de Situação da Aesa, também conhecida como Centro de Gestão de Situações Críticas, monitora a variação climática de forma ininterrupta em todo o Estado, possibilitando a prevenção de eventos críticos como secas e enchentes. Ela funciona em Campina Grande, onde técnicos do Governo do Estado trabalham em sistema de plantão, acompanhando em tempo real os dados enviados pelas estações meteorológicas.

Parte destes dados está disponível na internet, no site www.aesa.pb.gov.br, onde também podem ser obtidas informações sobre o nível dos açudes, autorização para uso da água bruta e o trabalho desenvolvido pelos comitês de bacias.

Relacionadas