segunda, 25 de janeiro de 2021

Geral
Compartilhar:

Açude de Poções começa a encher menos de 48h depois da chegada das águas do “velho chico”

Redação com Assessoria / 13 de março de 2017
Foto: Assessoria MP-PB
Em menos de 48 horas após a solenidade de abertura das comportas que possibilitaram a chegada das águas do Rio São Francisco ao Rio Paraíba, o Açude de Poções começa a renascer neste domingo (12). O manancial de Poções, localizado no município de Monteiro, na Região do Cariri paraibano, a 310 quilômetros de João Pessoa, é o primeiro açude a receber as águas da Transposição na Paraíba.

De acordo com dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), antes da chegada das águas, o Açude de Poções estava com apenas 251,4 mil metros cúbicos de armazenamento, o equivalente a 0,8% do total de 29,8 milhões de metros cúbicos da sua capacidade. Após deixar o Açude de Poções, a água seguirá para o Reservatório de Camalaú. Conforme a previsão dos engenheiros que atuam na obra, a água deve chegar ao Açude Epitácio Pessoa (Boqueirão), que abastece Campina Grande e mais 18 municípios da Região da Borborema, entre 30 e 45 dias.

Na tarde da última sexta-feira (10), o ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, na solenidade oficial da chegada das águas do Rio São Francisco à Paraíba, agradeceu ao trabalho desenvolvido pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) em favor do Projeto de Integração e Transposição das Águas do Rio São Francisco que, na Paraíba, vai levar água às torneiras de cerca de um milhão de paraibanos (33 mil só na cidade de Monteiro).

 

Relacionadas