sábado, 20 de julho de 2019
Geral
Compartilhar:

‘A Lenda de Batman’ traz histórias clássicas do Homem-Morcego

André Luiz Maia / 26 de maio de 2019
Foto: Divulgação
Mais de 80 anos se passaram e o morcego mais famoso da cultura pop permanece relevante. Batman ganhou as manchetes nos últimos dias mais uma vez com uma informação exclusiva da revista Variety, confirmando a escalação de Robert Pattinson para viver o herói no novo filme da DC, The Batman. Em meio a polêmicas no mundo nerd, mais uma vez o nome do personagem entra na pauta.

Coincidência ou não, chega ao Brasil uma coleção que celebra suas oito décadas de existência com edições definitivas de arcos clássicos dos quadrinhos. A Lenda do Batman é uma produção da Eaglemoss que chega no mercado nacional pela editora Planeta DeAgostini. São 100 volumes que resumem a escalada de Bruce Wayne até se tornar um dos heróis mais celebrados em todo o mundo.

Com tratamento de luxo, capa dura e com volumes com pelo menos 110 páginas, cada número traz uma apresentação que contextualiza a história no próprio universo do Batman, dos quadrinhos e do momento sociopolítico do mundo na época. Algumas das edições trazem como bônus capas alternativas e esboços dos artistas.

Ao longo da centena de edições, aparecem os arcos de origem ou as histórias mais eletrizantes de vilões conhecidos da franquia, como Duas Caras, Coringa, Bane, Ra's al Ghul. Há espaço para histórias de coadjuvantes, como o mistério em torno de Robin, um universo alternativo de época e mortes de importantes aliados. Em outros arcos, mostra Bruce tentava ser um cavaleiro solitário ou o momento em que lutou para colocar Gotham em ordem após uma destruição em massa.

Também é possível conferir diferentes abordagens para o Cavaleiro das Trevas, tanto no traço quanto no roteiro. O quarto volume, cuja capa ilustra esta matéria, é responsabilidade do artista David Finch (não confundir com o cineasta David Fincher), cujo traço ultradetalhista é celebrado entre os fãs do morcego como um de seus arcos visualmente mais refinados. Um prato cheio para fãs, mas também para quem conheceu o personagem por outros meios e quer se aprofundar em sua história.

Origem

Curiosamente, é difícil encontrar uma data certa para celebrar o aniversário de Batman. Fãs comemoram nos Estados Unidos, no primeiro dia de abril, o Batman Day. A editora do herói, DC Comics, tem sua própria data para comemorar, uma festa comercial que muda a cada ano. Em 2019, será em 21 de setembro.

A única certeza é que Batman nasce em 1939, criado por Bob Kane e Bill Finger. Sua primeira aparição se dá na edição de número 27 da revista Detective Comics. De lá pra cá, Batman estampou capas de revistas, tanto suas quanto as de outros personagens do universo da DC Comics, gerou animações, séries para TV, videogames, acessórios, objetos colecionáveis, brinquedos e, mais importante que tudo isso, uma vaga no rol de personagens icônicos presentes no imaginário popular.

A FACE DO MORCEGO. Relembre alguns dos atores que encarnaram 'Batman'

ADAM WEST

O herói da série clássica da década de 1960 traz um Batman cômico, bem diferente de como ele ficou conhecido depois.

MICHAEL KEATON

Um dos favoritos dos fãs, estrelou as adaptações da história do Homem-Morcego dirigidas por Tim Burton, em 1989 e 1992.

VAL KILMER

Ficou taxado como um Batman sem personalidade diante do carnaval de Joel Schumacher em 'Batman Eternamente' (1995).

GEORGE CLOONEY

O ator imprime a complexidade necessária, mas sem um roteiro que dialogue com isso, em 'Batman & Robin' (1997).

CHRISTIAN BALE

Um dos maiores acertos da trilogia de Christopher Nolan, depois de Heath Ledger, foi Bale no papel do milionário justiceiro.

BEN AFFLECK

O mundo torceu o nariz, mas Ben Affleck deu conta do recado. Pena que seus filmes foram alguns dos piores da franquia.

Relacionadas