segunda, 10 de dezembro de 2018
Cidades
Compartilhar:

Maior São João do Mundo começa nesta sexta-feira

Fernanda Figuerêdo, Wênia Bandeira e Katiana Ramos / 08 de junho de 2018
Foto: Chico Martins
Depois de ter sido adiado em virtude da manifestação dos caminhoneiros e da incerteza gerada com a suspensão da execução das músicas da festa pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), o São João de Campina Grande terá início nesta sexta-feira (8), com um show piromusical que terá a duração de 15 minutos. Ao som da música “Olha pro céu meu amor”, a pirotecnia utilizará 10 toneladas de fogos indoor e fogos frios. Em seguida, a programação prosseguirá com os shows de Mano Walter, Santanna, Os Anselmos e Biliu de Campina. Este é o primeiro dos 31 dias de festa com atrações diversas, com direito ao autêntico forró pé de serra, duplas sertanejas e grupos religiosos.

Os ‘fogos indoor’ são considerados e chamados no mundo como “arte pirotécnica de aproximação” devido às características físicas, químicas e as técnicas profissionais que lhes permitem ser instalados próximos de pessoas, sem oferecer risco de incêndios, pois não utilizam pólvora.

A novidade deste ano, segundo o coordenador do show pirotécnico, Rodolfo Cunha Lima, é que a queima dos fogos será por fases, para cada apresentação dos artistas da noite.

E na primeira noite de forró ninguém melhor que um filho ilustre para abrilhantar o palco principal do Maior São João do Mundo na Rainha da Borborema. Assim, Biliu de Campina sobe o palco cantando o autêntico forró e a irreverência característica de suas composições.

O artista campinense defende a essência do forró tradicional e diz que foi inspirado por Jackson e Jacinto Silva nos anos 50, quando ainda não existia o São João como acontece nesta sexta (8) no Parque do Povo. “É prego batido e ponta virada, forró é tradição e a respeito disso eu não abro nem para o trem. É através de um duplo sentido bem humorado que apresento a nordestinidade nos meus versos. Acredito que os fãs gostam e se identificam com isso”, disse Biliu.

Além do palco principal, os campinenses e turistas também poderão iniciar a maratona de forró curtindo as atrações da Pirâmide, e das ilhas de forró espalhadas pelo Parque do Povo.

TV Maior transmite festa

Pelo quarto ano consecutivo, a TV Maior, canal 11, fará transmissão ao vivo nas principais datas do Maior São João do Mundo. A partir desta sexta-feira (8), a emissora do Sistema Correio em Campina Grande contará com a apresentação de Celino Neto e Bruna Borges, diretamente do Parque do Povo.

Mais uma vez essa transmissão, que acontece a partir das 22h, poderá ser acompanhada ao vivo através do Portal Correio.

Entre as atrações das dez noites de cobertura estão Luan Santana, Elba Ramalho, Léo Santana, Fagner, Xand Avião, Wesley Safadão, Gusttavo Lima e Bell Marques.“A expectativa é a melhor possível. O estúdio da TV Maior é diferenciado, todo de vidro, com uma visualização ótima de tudo que acontece no palco principal do Parque do Povo. Esperamos dar um show, como também fizemos nos anos anteriores. Além disso, estaremos sendo vistos por todo o mundo, graças ao Portal Correio”, disse a diretora-geral da TV Correio, Paula Gentil.

Programas ao vivo de Campina Grande

Além da expectativa pelo início do Maior São João do Mundo, a informação também terá vez nesta sexta (8), em Campina Grande. O Correio Debate, da 98 FM, a partir do meio-dia, comandado por Nilvan Ferreira, Victor Paiva e João Costa, será transmitido direto da cidade. O programa será transmissão ao vivo do Bar do Cuscuz, nas proximidades do Açude Velho.

“Vai ser um programa festivo, com políticos e representantes de entidades de classe do município para a expectativa da abertura do São João. Isso é uma tradição do Correio Debate no São João de Campina Grande”, explicou a editora-geral da Rádio 98 FM, Ana Claúdia Brandão.

À noite, o Jornal da Correio, comandado pela apresentadora Linda Carvalho, será transmitido ao vivo diretamente do Parque do Povo, a partir das 19h. Segundo editora de Jornalismo da TV Correio e TV Maior, Edleide Vilaça, o telejornal contará com entrevistas e matérias especiais temáticas, além do conteúdo jornalístico.

“É a primeira vez que o Jornal da Correio será transmitido diretamente do Parque do Povo. Montamos toda uma estrutura com estúdio, weblinks e repórteres para levar a melhor informação para a população durante a abertura do Maior São João do Mundo”, reforçou.

Relacionadas