quarta, 25 de novembro de 2020

Vôlei
Compartilhar:

Paraibano Álvaro Filho escolhe novo parceiro para o vôlei de praia

Allan Herbert / 18 de setembro de 2016
Foto: Rafael Passos
Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro mal terminaram, mas já tem paraibano de olho na Olimpíada de Tóquio, em 2020. Após por um fim na parceria com o também paraibano Vitor Felipe, Álvaro Filho já tem um novo companheiro para tentar chegar ao objetivo. Trata-se do sul-mato-grossense Saymon, com quem iniciou os treinamentos há menos de duas semanas.

Respaldado pelos grandes resultados já conquistados na carreira, como vice-campeonato mundial em 2013, medalhista de prata no Pan-Americano de Toronto (2015), além de títulos de etapas do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia e Circuito Mundial, Álvaro quer construir uma parceria duradoura para disputas a Olimpíada no Japão.

“Acho que tem muita coisa daqui pra lá (Tóquio 2020), são quatro anos, mas todo atleta pensa em estar lá e conosco não é diferente. Começamos agora esta nova parceria e vamos por etapas. Nossos primeiros objetivos são a primeira etapa do Circuito Brasileiro e a Copa do Mundo do ano que vem que será disputada na Áustria”, revelou.

Sob o comando do técnico Ernesto Vogado, a dupla escolheram a capital João Pessoa para realizar toda a preparação para as competições futuras. O local é o mesmo que revelou diversos nomes do voleibol paraibano: a Praia do Cabo Branco, hoje com o CT Cangaço.

A cidade traz boas recordações para Saymon. Aqui, ele conquistou uma etapa do Circuito Nacional na temporada 2013/2014. O jogador revelou que a adaptação tem sido muito boa.

"Morar em João Pessoa para treinar e jogar tem sido uma grande felicidade. A cidade é muito acolhedora, o pessoal é muito bacana, então, vamos colher bons frutos com nossa preparação"Saymon. Atleta.

Bloqueio é o ponto forte do novo parceiro

Com 1,85m de altura, Álvaro Filho tem como principais características a técnica e a força defensiva. Até por isso, o fator que pesou para a escolha do parceiro Saymon foi ele ser muito bom no bloqueio. Gigante de 2,02m e 96 kg, o atleta de Campo Grande domina a rede como poucos.

“Tanto eu como o Vitor optamos por atuar ao lado de bloqueadores. O Saymon é um bloqueador nato, um jogador forte fisicamente e que pode me ajudar bastante. Ele joga também na entrada e eu jogo na saída, então, essa foi uma opção que a gente acha que vai funcionar”, explicou Álvaro.

A estreia da nova dupla já tem data e local marcados. Quis o destino que o primeiro jogo oficial fosse justamente na casa de Saymon, em Campo Grande (MS), pela 1ª etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia 2016/2017.

A competição será disputada entre os dias 22 e 25 deste mês.

"Eles são do time de elite do voleibol mundial. Quando se juntam grandes atletas, o objetivo é ser campeão"Ernesto Vogado.

Técnico.

alvaro-filho-e-novo-parceiro_voleidepraia_rafaelpassos-2

Álvaro silencia sobre projeto com Vitor

A parceria de Álvaro Filho e Vitor Felipe chegou ao fim no segundo semestre deste ano. Álvaro não quis entrar em detalhes sobre os motivos do rompimento, mas fez questão de lembrar o legado dos dois após seis anos de trabalho, juntando as duas passagens. Vitor agora vai atuar com o também paraibano Jô.

“Foi uma parceria muita vitoriosa. Foi importante para a Paraíba os títulos que nós conseguimos, tanto nas categorias de base como no profissional. Foi uma parceria muito positiva e espero que essa separação seja benéfica para nós dois e que tenhamos muito sucesso”

Na primeira vez que jogaram juntos, de 2007 a 2011, eles conquistaram resultados importantes como os dois vice-campeonatos no Mundial Sub-21, em 2009 e 2010. Eles se separaram, tiveram outras experiências e reataram a dupla em 2014.

Nesse retorno, ganharam algumas etapas do Circuito Brasileiro, inclusive, uma em João Pessoa, e a etapa da Polônia do Circuito Mundial.

Relacionadas