segunda, 15 de julho de 2019
Esportes
Compartilhar:

Valdeno muda de equipe e espera um 2019 de bons resultados

Franco Ferreira / 17 de março de 2019
Foto: Rodrigo Guimarães
A temporada do automobilismo brasileiro está prestes a iniciar. Na Stock Car, modalidade disputada pelo piloto paraibano Valdeno Brito, a primeira etapa está marcada para o dia 7 de abril, em Nova Santa Rita-RS, no autódromo de Velopark. O piloto mudou de equipe recentemente e está de volta à R. Mattheis, pela qual conquistou a ‘Corrida do Milhão’, em 2008.

Com oito vitórias na carreira, o paraibano planeja uma temporada de reencontro com os bons tempos de Stock Car. No ano passado, Valdeno ficou apenas na 28ª colocação, mas agora, de volta à equipe, o experiente piloto planeja até o bicampeonato da ‘Corrida do Milhão’, onze anos após a conquista.

“A expectativa é muito boa, pois, apesar de ser o primeiro ano sendo patrocinado pela Prati, estou voltando para uma equipe que é uma velha conhecida minha. A estrutura lá foi a que me deu a vitória na Corrida do Milhão em 2008, além de vários pódios, pole positions e vitórias entre 2012 e 2015, então é como se eu tivesse voltando para casa”, disse o piloto paraibano Valdeno Brito.

Valdeno Brito contou que conhece boa parte da equipe, principalmente aqueles que ficam nos bastidores dos boxes, como os mecânicos e engenheiros, algo positivo para recomeçar o trabalho. Com o início da temporada se aproximando, as reuniões e planejamentos já começaram, além da preparação física do piloto.

“É uma equipe onde eu conheço todos os mecânicos, os engenheiros, eles me conhecem também. Estive recentemente lá em Petrópolis, já trabalhando com eles, fazendo uma espécie de pré-temporada, com reuniões. Acho que tem tudo para ser uma ótima temporada. Estou trabalhando, fazendo toda uma preparação física”, completou o paraibano radicado em Londrina-PR.

Corrida do Milhão é um objetivo do piloto



Em 2008, o paraibano conquistou a primeira edição da Corrida do Milhão, que na época premiou o campeão com a quantia revertida em dólares, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Na ocasião, o paraibano largou na terceira posição, começando a prova com dificuldade, principalmente pelas condições da pista, que estava molhada.

Durante grande parte da prova, Valdeno guiou um grande pelotão de carros, até conseguir a ultrapassagem em Luciano Burti e depois, contar com o azar do líder Cacá Bueno, que teve problemas técnicos, garantindo a primeira colocação e também a premiação em dinheiro.

Para esta temporada, o paraibano espera repetir o feito de 2008. Ele ressaltou a qualidade da equipe, que terminou a temporada passada na terceira colocação com o piloto Júlio Campos. Além de confiar nos engenheiros e mecânicos, para planejarem o carro ideal para um bom proveito nas pistas em 2019.

“Quem sabe!? Esse é meu objetivo. Acho que vai depender muito de como esteja o carro. A equipe terminou muito bem a temporada passada com Júlio Campos, onde foi terceiro lugar. Claro que as equipes, entre uma temporada e outra, não param de trabalhar, sempre ficam querendo achar alguma coisa e a gente vai ver na primeira etapa, em Velopar, exatamente onde vamos estar. Mas claro que há chances sim, se o carro estiver da forma como a gente imagina, podemos ganhar, de repente, a corrida do milhão”, comentou o piloto.

Parceria com Júlio Campos



Valdeno falou também sobre a parceria na equipe, com o piloto Júlio Campos. Ele disse que não eram amigos pessoais, mas que precisam trabalhar juntos para conquistarem os objetivos almejados tanto por eles, como pela equipe, e também pelos patrocinadores. Júlio Campos ficou em terceiro lugar geral na temporada de 2018 da Stock Car Brasil. O companheiro de equipe de Valdeno conseguiu 252 pontos. “Não sou amigo pessoal dele, mas a gente se dá muito bem. Temos um objetivo em comum, que é entregar os melhores resultados possíveis para a equipe e para os patrocinadores. Então, temos que ser inteligentes para trabalharmos juntos para isso. Estando a equipe e os patrocinadores felizes, naturalmente as chances são grandes de renovar um contrato, enfim, temos que trabalhar sempre em conjunto para atingirmos nossos objetivos”, ressaltou.

Kart. Já de olho na temporada que se aproxima, Valdeno está treinando bastante, inclusive em uma modalidade muito familiar ao piloto, o kart. Ele está em Cascavel, no Paraná, onde acontece o Campeonato Brasileiro de Kart. O paraibano não descarta competir na modalidade, pela primeira vez em sua carreira.

"Estou andando muito de kart. Estou em Cascavel, no Paraná, onde vai acontecer o Campeonato Brasileiro de Kart, que eu nunca competi e posso até poder correr nessa competição. Estou fazendo tudo para chegar muito bem na primeira etapa." - Valdeno Brito, piloto

Relacionadas