quarta, 03 de março de 2021

Futebol
Compartilhar:

Treze vai à CBF tentar resolver imbróglio do Pré-Nordestão

Marques de Souza / 17 de maio de 2017
Foto: Ascom/Treze FC
Fábio Azevedo - Ascom_Treze
Motivado pelas indefinições quanto à seletiva para a fase de grupos da Copa do Nordeste 2018, o Galo resolveu agir e vai, hoje, até a sede da CBF, no Rio de Janeiro, para tentar adiar esta fase preliminar que encerraria a temporada 2017 do Alvinegro. O encontro acontece entre Fábio Azevedo, diretor de futebol do clube, Amadeu Rodrigues, presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF) e Manoel Flores, que é diretor de competições da CBF.

O encontro iria acontecer ontem, mas por incompatibilidade na agenda dos envolvidos, teve que ser remarcado para hoje. O desejo do Galo e da FPF é que o pré-Nordestão, que havia sido inicialmente confirmado pela CBF para os dias 24 e 31 deste mês, seja adiado em datas que não prejudiquem o time paraibano.

A confirmação da fase preliminar do Nordestão foi enviado à FPF por meio de um ofício. A realização dos jogos para as duas últimas quartas-feiras do mês de maio, como pretende a CBF, surpreendeu os dirigentes e os até então atletas do Treze. Como só havia garantido o primeiro semestre na temporada, após o término do Campeonato Paraibano, o Galo foi perdendo jogadores, que se transferiram para clubes que estariam em atividade no segundo semestre do ano.

E o desmanche aconteceu de forma rápida. Onze jogadores deixaram o elenco do time, além do técnico Celso Teixeira, que partiu rumo ao Piauí. O desafio do time paraibano agora seria montar um time competitivo em tão pouco tempo. São essas dificuldades que irão nortear o encontro entre Treze, Federação Paraibana e CBF.

Copa do Nordeste

No novo formato da Copa do Nordeste, o regional passa a ter apenas 16 clubes na fase de grupos. De acordo com a nova regra, terão vaga garantida todos os campeões estaduais da região, além dos vice-campeões de Bahia, Ceará e Pernambuco, somando 12 participantes.

Os outros quatro irão sair de uma fase preliminar que vai ser disputada por oito times, os vice-campeões de Piauí, Sergipe, Maranhão, Alagoas, Rio Grande do Norte e Paraíba, além dos terceiros colocados de Bahia e Pernambuco. Serão dois jogos e os quatro classificados se juntam aos 12 times na fase de grupos, que começa em fevereiro.

Cinco equipes já estão garantidas. Além do Treze (vice-campeão paraibano), também estão na disputa o Globo FC (vice-campeão potiguar), o CSA (vice-campeão alagoano), o Itabaiana (vice-campeão sergipano) e o Fluminense de Feira (terceiro colocado do campeonato baiano). As outras vagas, porém, não foram definidas.

Relacionadas