sexta, 19 de janeiro de 2018
Futebol
Compartilhar:

Média de idade dos técnicos paraibanos é menor que a da Série A

Allan Hebert / 12 de Janeiro de 2018
Foto: Rafael Passos
web Leston_tecBotafogoPB_RafaelPassos-5
Muito se fala que os treinadores brasileiros estão ultrapassados e que o nosso futebol precisa de uma renovação, principalmente depois do fatídico 7 a 1 sofrido pela Seleção Brasileira diante da Alemanha na semifinal da Copa do Mundo de 2014. Ao olhar para o banco de reservas de alguns dos 20 clubes que compõem a Série A do Brasileirão fica claro que a mudança já começou. Na Paraíba, o cenário não é diferente e, inclusive, a média de idade dos técnicos que disputam o nosso certame estadual é mais baixa que os técnicos da elite nacional.

A média de idade dos técnicos que comandam os dez clubes que disputam o Campeonato Paraibano 2018 é de apenas 47 anos, o que evidencia esse processo de renovação. Já no cenário nacional entre os times da Série A, a média sobe para 51 anos, ou seja, quatro anos a mais que na Paraíba.

Os técnicos mais jovens do Campeonato Paraibano estão nos times de João Pessoa. Estreante na função, o ex-zagueiro e atual técnico do Centro Sportivo Paraibano, Léo Oliveira, tem apenas 39 anos. Contratado com a missão de renovar o Botafogo na temporada 2018, Leston Júnior tem a mesma idade do comandante do Tigre e já acumula alguns resultados expressivos na carreira, como o acesso à Série B do Brasileiro com o Tupi-MG.

O mais velho é Wassil Mendes, de 59 anos, que comanda a Desportiva Guarabira que está de volta à elite. Curiosamente, o time treinado por Wassil foi o que apresentou pior desempenho na 1ª rodada do certame estadual, sendo derrotado por 3 a 0 diante do Campinense, no estádio Amigão.

No Brasil

Entre os clubes da Série A, os que tem os técnicos mais jovens são Botafogo e Santos, com Felipe Conceição e Jair Ventura, respectivamente, ambos com 38 anos. O mais experiente é Paulo César Carpegiani, de 68, que assumiu o Flamengo após a saída de Reinaldo Rueda, que foi seduzido por uma proposta para comandar Chile.

Relacionadas