terça, 16 de julho de 2019
Futebol
Compartilhar:

Grupo do Belo tem mais que o dobro de pontos que a Chave A

Gabriel Botto / 23 de março de 2019
Foto: Nádya Araújo/Botafogo-PB
Amanhã o Botafogo-PB entrará em campo pela penúltima rodada da primeira fase da Copa do Nordeste, contra o Sampaio Corrêa-MA, no Estádio Almeidão. Líder do Grupo B da competição, o Belo não deve enfrentar moleza contra o Tubarão, mesmo o adversário estando na lanterna do Grupo A, com apenas um ponto. A situação do Sampaio pode parecer irreversível, porém, em um torneio com uma disparidade enorme entre a pontuação dos grupos, o tricolor de São Luís ainda pode se classificar para as quartas de final.

Acontece que o formato de disputa desta edição da Copa do Nordeste mudou. Agora, os clubes são divididos em duas chaves e os clubes de um grupo enfrentam os times do outro grupo, em confrontos únicos. Atipicamente, um dos grupos obteve um aproveitamento muito superior ao outro. Os clubes do Grupo B, liderado pelo Belo, somaram mais que o dobro da pontuação das equipes do Grupo A.

Nas seis rodadas que aconteceram até aqui, o Grupo B somou 20 vitórias, contra apenas seis triunfos do Grupo A, além de 22 empates. A conta mostra a superioridade dos clubes da chave d___o Botafogo-PB, pelo menos na Copa do Nordeste. Porém, o treinador do Belo, Evaristo Piza, afirmou que os números não demonstram a realidade das partidas, que para ele estão sendo muito disputadas, nem do nível técnico dos jogadores das equipes adversárias.

“Se formos analisar o nosso grupo conseguiu uma pontuação elevada. Mas acho que, independente desses dados, todos os jogos foram difíceis. Talvez o nosso grupo com Bahia, Ceará, CSA, clubes de Série A, conseguiram fazer uma pontuação maior. Acho que foram detalhes que ocasionaram essa disparidade de pontos entre os grupos. Eu sei que esse jogo de domingo vai ser muito difícil, independente da pontuação do Sampaio”, disse Evaristo Piza.

Situações opostas

Para demonstrar, na prática, a superioridade do Grupo B em relação ao A, basta dizer que o atual líder da chave, o Fortaleza-CE, seria apenas o sétimo colocado do Grupo B, enquanto que o lanterna do B, Moto Club-MA, seria o terceiro lugar da outra chave. Já o adversário do Belo, Sampaio Côrrea-MA, já estaria eliminado, sem chances de classificação, há algumas rodadas.

Belo invicto

O Botafogo-PB segue invicto na competição e é detentor da melhor campanha até aqui, com 77,8% de aproveitamento, quatro vitórias e dois empates. Em caso de vitória amanhã, contra a Bolívia Querida, o Alvinegro da Estrela Vermelha garante a classificação para as quartas de final.

Relacionadas