segunda, 16 de setembro de 2019
Futebol
Compartilhar:

Gramado do Amigão deve ser trocado até o fim deste ano

Lídice Pegado / 07 de agosto de 2018
Foto: Antônio Ronaldo
O estádio Amigão está passando por um processo marcante da sua história. Inaugurado no dia 8 de março de 1975, em 43 anos de existência será a primeira vez que o seu gramado passará pelo processo de reforma total. As obras iniciaram no último domingo e com dois dias de trabalho toda a grama já foi retirada das quatro linhas.

O gerente da praça esportiva, Ascânio Pacelli, informou que a grama retirada vai ser doada. A informação é que o CT do Campinense receberia a doação, mas até o fechamento desta edição, a diretoria da Raposa não havia confirmado.

No dia da sua inauguração, quem jogou a primeira partida foi Campinense e Botafogo-RJ, empatando em 0 a 0. O primeiro gol da história foi marcado no dia 16 de março de 1975 pelo rubro-negro contra o Treze, num clássico dos maiorais que terminou 1 a 1. No dia 25 de novembro de 1992, os cidadãos de Campina também tiveram o prestígio de ver a Seleção Brasileira pisar nesse gramado, num amistoso contra a Seleção do Uruguai.

Se o primeiro gol do gramado foi da Raposa, o último, por sua vez, foi do Galo da Borborema, marcado por Marcelinho Paraíba na final do Brasileirão. Muitos títulos e troféus foram conquistados pelos times da casa nesses 43 anos. Nele, o Campinense já foi Campeão da Copa do Nordeste, em 2013 e vice-campeão em 2016. O Treze conseguiu mais um acesso à Série C de 2019 e foi vice-campeão do Campeonato Brasileiro da Série D de 2018.

Uma nova roupagem será dada ao Amigão em, no máximo, 120 dias. Ele deverá ser reinaugurado no máximo até dezembro. A pedido da diretoria do Campinense, que analisou a situação da grama e constatou que a mesma tem condições de reaproveitamento, ela será doada para a Toca da Raposa que, por coincidência, também já se preparava para trocar seu gramado ao final da Quarta Divisão do Brasileirão, visando a pré-temporada do ano que vem.

Muitas histórias, alegrias - e tristezas também - deverão ser acrescentadas ao novo Amigão. A inauguração ainda não tem data prevista, mas o Governo da Paraíba deverá preparar um evento marcante que será anunciado mais próximo a data do término das obras.

 

Relacionadas