terça, 12 de novembro de 2019
Futebol
Compartilhar:

FPF confirma os cinco jogos da 10ª rodada do Paraibano no dia 27

Gabriel Botto / 19 de março de 2019
Foto: Allan Hebert
A Federação Paraibana de Futebol (FPF) decidiu, em reunião na tarde de ontem, que os jogos da décima rodada do Campeonato Paraibano acontecerão na quarta-feira (27). Após divergências entre os clubes, a entidade havia solicitado o adiamento da partida entre Botafogo-PB e Sampaio Corrêa-MA pela Copa do Nordeste, para abrigar todos os jogos neste domingo, porém a CBF negou o pedido, afirmando que a partida será transmitida e cabe apenas à emissora alterar algo em relação ao horário e data do jogo.

“Informamos que, lamentavelmente, não será possível atender ao pleito de seu filiado Botafogo, pois a partida em questão faz parte da grade de programação da emissora detentora dos direitos de transmissão da Copa do Nordeste”, disse Gustavo Noronha, gerente de competições da CBF.

A decisão de mudar os quatro jogos que estavam marcados para o domingo se deu a partir do conselho arbitral do certame estadual, que aconteceu em novembro do ano passado, onde os clubes votaram para desmembrar a última rodada do torneio, porém três clubes divergiram dos demais, o que impossibilitaria a alteração do regulamento da competição.

Sendo assim, a FPF decidiu adiar os jogos para a quarta-feira (27) às 20h30, satisfazendo o artigo 18 do regulamento do Campeonato Paraibano, que diz que a última rodada do torneio deve acontecer com todos os jogos sendo realizados no mesmo dia e horário, evitando que algum clube jogasse sabendo o resultado de outro jogo, fato que, na conjuntura atual do torneio, atingiria diretamente a situação das equipes.

Clubes divergem. Antes de a decisão ser divulgada pela FPF, a reportagem entrou em contato com alguns clubes, para saber a opinião sobre a mudança na data da rodada, saindo do domingo para a quarta-feira.

De acordo com Dorgival Pereira, supervisor de futebol do Campinense, o clube não vai aceitar jogar na quarta-feira. alegando que a última rodada do campeonato deve ocorrer com todos os times jogando domingo, no mesmo horário, além de que a data prejudicaria o clube no sentido de que menos torcedores prestigiariam a partida, por se tratar de um dia de semana.

“O Campinense não aceita de maneira alguma jogar o clássico em meio de semana. A rodada deve acontecer no domingo, isso já foi decidido em arbitral. Os clássicos devem acontecer no domingo. Caso seja na quarta-feira, prejudica nossa renda, não vamos aceitar”, disse o dirigente.

O presidente do Nacional de Patos, Cleodon Bezerra, concordou com o dirigente da Raposa, afirmando que também não aceita jogar na quarta-feira. “Pode até haver a possibilidade dos jogos acontecerem na quarta-feira, mas nós do Nacional não vamos aceitar de forma alguma”, disse.

Por outro lado, o presidente do Sousa, Aldeone Abrantes, disse que aceitaria a decisão tomada pela Federação, porém, afirmou que toda a discussão poderia ter sido evitada, caso o campeonato não tivesse parado durante o período carnavalesco.

“Se não tivessem colocado aqueles quinze dias de descanso no carnaval, não estaria acontecendo isso. O Sousa vai concordar com o que for definido pela FPF. Por mim, se alguém não quiser jogar na quarta-feira, que seja mantida a tabela do jeito que está, com todos os jogos no domingo, apenas CSP e Botafogo-PB na quarta”, afirmou.

Copa do Nordeste. Com a decisão, a partida entre Botafogo-PB e Sampaio Corrêa-MA ficou mantida para este domingo, às 19h, no Estádio Almeidão. O Belo ocupa a liderança do Grupo B do torneio regional e a vitória garante a classificação da equipe para a próxima fase da competição, com uma rodada de antecedência.

Relacionadas