terça, 16 de julho de 2019
Futebol
Compartilhar:

Com diretor da CBF, clubes e FPF devem bater martelo sobre Paraibano

Raniery Soares / 13 de novembro de 2018
Foto: Divulgação
A Federação Paraibana de Futebol (FPF) e os dez clubes que disputarão a Primeira Divisão do próximo ano vão se encontrar, pela primeira vez, nesta terça-feira (13) para discutirem os detalhes do Campeonato Estadual 2019. O evento, que será realizado no Hotel Cabo Branco Atlântico, em João Pessoa, está previsto para começar às 15h e contará também com a presença do diretor de competições da CBF, Manoel Flores.

A vinda do dirigente não é nenhuma novidade, visto que ainda no período de campanha das eleições para presidente da FPF, Michelle Ramalho admitiu que iria contar com a colaboração da ‘casa da bola nacional’ para elaborar um campeonato atrativo e com um regulamento sem vícios, assim como aconteceu em anos anteriores.

Na semana passada, o CORREIO já adiantou que os clubes do Sertão (Atlético de Cajazeiras, Esporte de Patos, Nacional de Patos e Sousa) estão unidos para apresentar uma proposta de fórmula para o Estadual. A primeira conversa, que aconteceu entre José Ivan dos Santos e Aldeone Abrantes, diretores de Nacional de Patos e Sousa, respectivamente, foi para reafirmar um formato que possa privilegiar os dez clubes participantes.

Porém, para isso, os dirigentes sertanejos querem aproveitar a presença de Manoel Flores para tentarem levar o Paraibano de 18 para 22 datas, permitindo a realização de um formato com uma primeira fase com jogos de ida e volta, levando os quatro melhores a uma segunda fase, com um cruzamento olímpico (1 x 4 e 2 x 3), classificando os dois melhores para a final. Os dois times com pior rendimento serão rebaixados.

A Federação Paraibana ainda não foi divulgada nenhuma proposta de início da competição. Em anos anteriores, o Estadual começou logo no primeiro fim de semana de janeiro, mas como a reunião do Conselho Arbitral será realizada nesta terça-feira (13), o campeonato só pode começar, no mínimo, a partir da primeira quinzena de janeiro de 2019, visto que pelo Estatuto do Torcedor, a tabela precisa ser divulgada até 60 dias antes do início da competição.

Duas sinalizações são para os dias 13 ou 20 de janeiro.

Relacionadas