segunda, 12 de abril de 2021

Campeonato Paraibano
Compartilhar:

Em novo encontro, FPF e dirigentes discutem formato do Paraibano

Franco Ferreira / 24 de outubro de 2017
Foto: JOÃO DA PAZ/PB ESPORTES
A nova reunião do conselho técnico para definir o Campeonato Paraibano 2018 parece que terá discussões ainda mais quentes. Com apenas 16 datas, um bloco de clubes – liderado pelo Sousa – promete apresentar uma proposta que se encaixe no período proposto pela CBF, mas outro bloco garante que lutará pela manutenção do tradicional ‘pontos corridos’, alegando que a competição com mata-matas acaba com alguns clássicos ou grandes jogos. O encontro será nesta terça-feira (24), durante o dia inteiro, na sede da Federação Paraibana.

Um dos que já se manifestou contra a redução de datas foi o CSP. Junto com Auto Esporte, Treze e Campinense, o tigre praieiro defende que a disputa em pontos corridos seja mantida, afirmando que o formato de mata-mata não dá certo no cenário do futebol paraibano. O presidente do Centro Sportivo Paraibano, Josivaldo Alves, adiantou que mesmo em pontos corridos, há sim disputas pelo título e contra o rebaixamento.

Do outro lado está quem defende uma competição no estilo mata-mata, com os clubes divididos em dois grupos. A proposta foi formulada pelo Sousa, com apoio de outros times como Atlético de Cajazeiras, Nacional de Patos e Desportiva Guarabira. Grêmio Serrano e Botafogo pediram cópias da proposta para análise. Dentro desse formato, a competição aconteceria em 16 datas, assim como colocado pela CBF.

Os clubes ficariam divididos em dois grupos, com o campeão e vice de 2017 como cabeças de chave (Botafogo e Treze, respectivamente). O restante dos times seriam organizados, de forma que os grupos fiquem organizados. Exemplo: Botafogo e Campinense no Grupo A, Treze e Auto Esporte no Grupo B;

Na primeira fase, os clubes do Grupo A enfrentam os do Grupo B, em jogos de ida e volta. Os dois primeiros colocados de cada grupo já passam diretamente para as semifinais, enquanto que os dois últimos são rebaixados.

Relacionadas