sábado, 21 de setembro de 2019
Futebol
Compartilhar:

Botafogo-PB tem sua melhor campanha após nove jogos na Terceirona

Gabriel Botto / 02 de julho de 2019
Foto: Nalva Figueiredo
Desde que voltou a disputar a Série C do Campeonato Brasileiro, em 2014, o Botafogo-PB acumula boas campanhas, conseguindo a classificação para a segunda fase em duas ocasiões, 2016 e 2018, batendo na trave nas duas oportunidades de chegar novamente à Série B do futebol nacional. A missão do acesso está, novamente, nas mãos da equipe comandada pelo treinador Evaristo Piza, que, em 2019, já tem o melhor desempenho do clube nas primeiras nove partidas da competição, com 16 pontos conquistados.

Antes de atingir a marca, o Belo havia conseguido, em 2016, fazer 15 pontos no primeiro turno. Na ocasião, a equipe paraibana terminou a fase de grupos com 28 pontos, classificada para o mata-mata do torneio, ocasião em que foi eliminado pelo Boa Esporte-MG, tomando um gol aos 47 minutos do segundo tempo da partida de volta, depois de ter empatado o primeiro jogo em 0 a 0, em João Pessoa.

Ainda com uma partida a menos na competição deste ano, o Belo jogará amanhã contra o Náutico-PE, em jogo válido pela oitava rodada da Terceirona. Se não perder a partida, o Alvinegro da Estrela Vermelha fechará o primeiro turno com, no mínimo, 16 pontos conquistados, atingindo a melhor marca da equipe desde 2014. Como já foi realizada a primeira partida do segundo turno, o empate em 0 a 0 contra o Ferroviário-CE, somando os primeiros nove jogos do Belo na competição, a equipe já superou a melhor marca desde que conquistou o acesso, em 2013.

Apesar da boa campanha, o mesmo retrospecto mostra que não há nada que comprove um bom desempenho no primeiro turno signifique o sucesso da classificação ao fim da primeira fase. Em 2017, por exemplo, o Botafogo-PB terminou o primeiro turno com 14 pontos conquistados, mas, ao longo do segundo turno, acumulou sete derrotas consecutivas e, na reta final do torneio, brigou contra o rebaixamento, terminando a primeira fase com 21 pontos, na oitava posição da tabela.

Já em 2018, ano em que o Botafogo-PB conseguiu a classificação para o mata-mata do acesso, a situação foi justamente o contrário do ano anterior. A equipe fez uma campanha ruim no primeiro turno, a pior do clube no novo formato da Série C, com apenas 10 pontos conquistados. Mas no segundo turno, combinando com a chegada do treinador Evaristo Piza, a equipe deu a volta por cima e terminou a primeira fase na quarta colocação, com 26 pontos.

Fora

Com uma lesão no joelho, o lateral-esquerdo Fábio Alves é uma baixa para o jogo contra o Náutico.

Relacionadas