quarta, 26 de junho de 2019
Futebol
Compartilhar:

Botafogo-PB pode voltar a ser tricampeão estadual após 49 anos

Gabriel Botto / 19 de abril de 2019
Foto: Arquivo
Após conseguir a vantagem de jogar apenas por um empate em João Pessoa, o Botafogo-PB ficou mais próximo de conquistar o tricampeonato paraibano neste ano. A última vez em que uma equipe do estado conseguiu o feito foi há 36 anos. Na ocasião, o Treze venceu os torneios de 1981, 1982 e 1983. Já o Belo não conquista um tri há 49 anos, quando venceu três vezes consecutiva pela última vez em 1970.

O Alvinegro da Estrela Vermelha pode garantir o tricampeonato pela quinta vez em sua história. A primeira vez foi logo na primeira década após a fundação do clube, conquistando os torneios de 1936, 37 e 38. Quase dez anos depois, o Botinha voltou a ser tri em 1949, após conquistar as duas edições anteriores do torneio. O fato se repetiu mais duas vezes: 1953, 54 e 55; 1968, 69 e 70.

O dado histórico, porém, não quer dizer muita coisa, visto que, na última vez em que o Botafogo-PB esteve próximo de conquistar um tricampeonato, em 2015, foi superado justamente pelo Campinense, adversário da decisão deste ano. E o dado ainda mais curioso, é que o técnico da Raposa naquela ocasião, era Francisco Diá, deixando a partida de amanhã ainda mais interessante para o torcedor paraibano.

Nada ganho. Após a partida no Estádio Amigão, em Campina Grande, o treinador do Botafogo-PB, Evaristo Piza, falou sobre a importância de trazer o resultado positivo para João Pessoa, mas sem ‘oba-oba’, pois, de acordo com o comandante da equipe alvinegra, não adianta vencer três vezes o adversário e entregar o título na decisão.

“Tenho que controlar a euforia. A decisão está em aberto. Mas, ao mesmo tempo, foi uma vitória maiúscula fora de casa, somada às duas primeiras vitórias no campeonato. Porém, mesmo com esse dado positivo, se perdermos pro Campinense em João Pessoa, podemos perder o título mesmo vencendo três vezes o adversário, por isso eu faço questão de dizer que não tem nada ganho”, disse o treinador Evaristo Piza.

Piza destacou a boa fase do Botafogo-PB, enaltecendo a campanha que os atletas desempenharam não só no estadual, mas também na Copa do Brasil e Copa do Nordeste, afirmando que o título do Campeonato Paraibano pode coroar este início de temporada do Belo.

“Estamos todos aptos a fazermos estes próximos noventa minutos, para conseguirmos conquistar mais um objetivo na temporada, e quem sabe não podemos coroar esta fase inicial de temporada com o título do Campeonato Paraibano. Claro, sempre respeitando o adversário, pois como eu já disse, não tem nada ganho até aqui”, completou o treinador.

É amanhã

Belo e Raposa disputam a grande final às 16h, no estádio Almeidão, em João Pessoa.

Relacionadas