sábado, 20 de julho de 2019
Futebol
Compartilhar:

Após 5 anos, Botafogo e Treze voltam a duelar em competição nacional

Gabriel Botto / 22 de junho de 2019
Foto: Arquivo
Nesta segunda-feira, o futebol paraibano voltará a ser disputado em uma competição nacional. O Clássico Tradição entra em campo depois de cinco anos sem equipes da Paraíba duelarem a nível nacional. A última vez em que, coincidentemente, Botafogo-PB e Treze se enfrentaram, foi na Série C de 2014, onde o Belo venceu o Galo em duas oportunidades, aplicando um 3 a 2 no Estádio Almeidão e marcando 1 a 0 no Presidente Vargas, em Campina Grande.

Naquele ano, o Treze acabou sendo rebaixado para a Série D do Campeonato Brasileiro, só conseguindo o acesso de volta à Terceirona quatro anos depois, no ano passado, quando venceu, nas quartas de final da competição, o Caxias-RS, tanto lá no Rio Grande do Sul quanto no Estádio Amigão, em Campina Grande. Já o Botafogo-PB se manteve na Série C desde 2014, data da primeira disputa da equipe, após passar sete anos longe das disputas a nível nacional.

O confronto desta segunda-feira marcará também a primeira partida entre Botafogo-PB e Treze nesta temporada. Devido às mudanças no regulamento do Campeonato Paraibano e também à péssima campanha do Galo da Borborema no certame estadual, será na Série C a primeira vez em que os alvinegros se enfrentarão no ano. Em momentos diferentes na tabela da competição, as equipes possuem apenas um objetivo em comum: vencer o jogo. O Belo busca se consolidar no G-4 e chegar às primeiras posições, Já o Galo tenta escapar da zona da degola e afastar o fantasma do rebaixamento.

Galo. Com mudanças na comissão técnica após a saída do treinador Flávio Araújo, o Treze entrará em campo com um novo ânimo, sendo comandado pelo ex-auxiliar técnico, Kléber Romero, que assumiu a equipe interinamente e deve emanar todos os esforços possíveis para ser efetivado de vez no cargo, com os objetivos iniciais de escapar do rebaixamento e, depois, se conseguir êxito, voltar a pensar em classificação para o mata-mata da Série C.

No topo. Na liderança da tabela da Série A, o Verdão continua se reforçando. Nessa semana, o clube contratou o meia Ramires, que já jogou na Seleção Brasileira e estava atuando no futebol chinês.

Após apelo da Sejel, MP autoriza presença de torcedores no clássico



O diretor de competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Manoel Flores, informou, por meio de um comunicado emitido na manhã de ontem, que a partida entre Botafogo-PB e Treze, marcada para acontecer nesta segunda-feira, às 20h, no Estádio Almeidão, terá a presença das torcidas de ambas as agremiações. Acontece que, o Ministério Público da Paraíba, através do Núcleo de Defesa do Torcedor (Nudetor), havia emitido um pedido para a partida acontecer de portões fechados, devido aos laudos da praça esportiva terem expirado.

“Em virtude do recebimento de expediente oriundo do Nudetor, do Ministério Público da Paraíba, o qual libera o Estádio Almeidão, em João Pessoa, informamos que a partida (entre Botafogo-PB e Treze) terá a programação mantida e com presença de público”, informou o comunicado da CBF.

Porém, devido às fortes chuvas que caíram em João Pessoa na última semana, a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer da Paraíba alegou que não houve condições para as inspeções e, consecutivamente, os laudos não ficaram prontos. Então, o secretário da pasta, Hervázio Bezerra, pediu ao MP-PB mais tempo para a readequação do Estádio para os próximos jogos.

Próximas partidas. Entretanto, o procurador do MP-PB e presidente da Comissão Permanente de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios da Paraíba, Valberto Lira, informou que, para as próximas partidas nas praças esportivas do estado, a presença do público só será liberada, após a apresentação dos laudos devidamente preenchidos e seguindo as recomendações do Estatuto do Torcedor.

 

Relacionadas