domingo, 09 de maio de 2021

Futebol
Compartilhar:

Botafogo é punido com perda de dois mandos de campo

Allan Hebert / 19 de maio de 2018
Nada que está ruim não que não possa piorar. Esse provérbio inglês define bem o momento do Botafogo. Além das investigações da Operação Cartola e das duas derrotas consecutivas na Série C, agora são as torcidas organizadas do clube que vem trazendo prejuízo ao clube. Por conta de confusões recentes, o Belo perdeu dois mandos de campo e ainda não poderá contar com o apoio das uniformizadas diante do Santa Cruz, neste domingo (20), no Recife.

Nos próximos dois jogos em casa – contra Globo-RN e Salgueiro-PE, respectivamente - o Botafogo precisará jogar a pelo menos 120 km da Capital. A pena foi aplicada na última quinta-feira, em julgamento da 5ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Além disso, o clube terá que pagar uma multa de R$ 15 mil.

O motivo foram os incidentes registrados no confronto contra o Confiança-SE, no dia 30 de abril. O detalhe é que nada foi registrado na súmula da partida. No entanto, a punição foi aplicada de acordo com o relatório da Polícia Militar da Paraíba, que apontou que bombas foram atiradas por torcidas organizadas dentro do Almeidão e nos arredores do estádio.

O vice-presidente jurídico do Belo, Alexandre Cavalcanti, confirmou que o clube vai recorrer da decisão, mas está descrente, já que a imagem do Alvinegro da Estrela Vermelha está manchada por conta das investigações da Operação Cartola.

"O clube vai recorrer, lógico. Porém, a gente sabe que vai ser muito reverter por conta desse momento que o futebol paraibano tem vivido. Em todas as instâncias da Justiça Desportiva vão tentar culpar o Botafogo por tudo também. Se soltarem uma bomba lá na China, a culpa será do Botafogo”, falou o dirigente.

Temendo possíveis confrontos entre as organizadas dos dois clubes, o Santa Cruz entrou com um ofício no Juizado Especial do Torcedor solicitando a proibição de entrada das torcidas organizadas do Botafogo no Estádio do Arruda, no jogo de hoje. A decisão do juiz Ailton Alfredo foi favorável ao time pernambucano. A resolução também vale para os confrontos do Santa contra ABC-RN e Remo-PA.

O procurador Valberto Lira, presidente da Comissão Estadual de Prevenção e Combate a Violência nos Estádios da Paraíba, foi mais além e confirmou que a Torcida Jovem do Botafogo está vetada de entrar em todos os estádios do Brasil. Ele enviou um documento aos Ministérios Públicos de todos os Estados solicitando que a uniformizada fosse vetada dos jogos.

Caso o clube não consiga reverter a decisão, os dois jogos de punição serão realizados no estádio Amigão, em Campina Grande, ou no Nazarenão, em Goianinha-RN.

Relacionadas