domingo, 19 de maio de 2019
Futebol
Compartilhar:

Atlético,Belo,Campinense e Nacional seguem na disputa pelo título na nacionais

Allan Hebert / 29 de março de 2019
Foto: Samy Oliveira/Campinense
Depois de mais de dois meses de disputa e 50 jogos realizados, chegou ao fim na noite da última quarta-feira a primeira fase do Campeonato Paraibano 2019. E como era esperado, não faltou emoção do início ao fim, já que o último time classificado e os dois rebaixados foram conhecidos apenas na última rodada. A partir de agora, Atlético de Cajazeiras, Botafogo-PB, Campinense e Nacional de Patos seguem na luta pelo título e vagas na Série D do Campeonato Brasileiro, Copa do Nordeste e Copa do Brasil do ano que vem, enquanto CSP e Grêmio Serrano vão disputar a Segundona.

O time de melhor campanha na fase de grupos foi o Botafogo. Nas dez rodadas, o time da Maravilha do Contorno venceu oito partidas e perdeu apenas duas, terminando na liderança do Grupo A, com 24 pontos. O detalhe é que nos dois jogos em que foi derrotado, diante de Perilima e Atlético de Cajazeiras, o time comandado por Evaristo Piza entrou em campo com os reservas. O Belo vai encarar na semifinal o Nacional, que terminou na vice-liderança da chave, com 15 pontos.

Um dado curioso é que Bota e Naça são únicas equipes que não empataram no certame estadual. Os confrontos da semifinal serão realizados apenas dias 10 e 14 de abril, já que o time da Capital está envolvido nas disputas da Copa do Brasil e da Copa do Nordeste. O Belo decide em casa por ter feito a melhor campanha na fase de grupos.

No Grupo B, a briga pela liderança foi intensa até a última rodada, com Atlético de Cajazeiras e Campinense na disputa. No fim, o Trovão levou a melhor e terminou na ponta, com 22 pontos. A Raposa ficou na segunda colocação, com 17. O primeiro duelo será já neste domingo (31), às 16h, no estádio Amigão. No dia 07 de abril, decidem a vaga na final no Perpetão, em Cajazeiras.

A disputa também foi grande para escapar do rebaixamento, com cinco equipes tentando se livrar da queda até a última rodada. No fim das contas, Desportiva Perlima, Esporte de Patos e Treze se livraram da queda, enquanto CSP e Grêmio Serrano vão disputar a Segunda Divisão no ano que vem.

Só deu Belo. Levando em conta os principais números, o Botafogo foi disparado o melhor time da primeira fase. O Alvinegro da Estrela Vermelha foi o que mais venceu, com oito triunfos. Teve ainda o melhor aproveitamento, com 80%. Além disso, teve a defesa menos vazada, com apenas cinco gols.

Empate. No quesito gols marcados, o Botafogo tem a concorrência pesada do Atlético. As duas equipes estão empatadas, com 17 bolas nas redes adversárias. Nacional de Patos, com 16, e Campinense, com 15, vêm logo atrás na disputa.

O matador. Uma das surpresas do Campeonato Paraibano é o centroavante Bruno, do Atlético. O jogador desbancou alguns nomes mais badalados e hoje lidera a corrida pela artilharia, com seis gols marcados. O atleta é uma das apostas do Trovão do Azul para chegar à final da competição.

Relacionadas