sexta, 05 de março de 2021

Esportes
Compartilhar:

Força e superação: o esporte como forma de inclusão

Raniery Soares / 27 de setembro de 2015
Foto: Nalva Figueiredo
Uma das únicas coisas que não falta para Ailton Andrade é força. O paraibano de 30 anos é referência no levantamento de peso paralímpico e este mês conquistou uma medalha de prata na segunda etapa do Circuito Nacional da modalidade, realizado em São Paulo. Ele, que já foi integrante da seleção brasileira, agora retoma a briga pelos bons resultados para continuar sonhando com uma participação nos Jogos Paralímpicos Rio 2016.

O seu início foi após um convite feito pelo paratleta Sandro Alves, que hoje está no Rio de Janeiro. Eles eram parceiros no basquete de cadeira de rodas, esporte que Ailton já praticava orientado pelo professor Jailton Lucas de Miranda. Ainda paratleta das duas modalidades, o dia-a-dia do paraibano é pesado e a tarefa se torna mais difícil, já que ele precisa se deslocar da cidade de Bayeux, na Região Metropolitana de João Pessoa, até à Capital para poder treinar.

“A minha jornada começa às 5h30. Dependo de ônibus ou transporte alternativo para chegar na academia, já que o levantamento de peso é o meu ‘café da manhã’. Faço uma refeição já em João Pessoa, pois no período da tarde eu já treino no DER com o basquete. É tudo muito corrido, mas agradeço muito ao professor Jailton e a Sandro por terem me apresentado este maravilhoso mundo”, disse.

Sobre a luta para garantir uma vaga no Rio 2016, Ailton ainda precisará garantir outros resultados. Em novembro ele enfrentará mais uma etapa decisiva no Circuito Nacional e sempre que está prestes a competir o principal adversário bate à porta: a falta de patrocínios.

“Eu saí da categoria 72kg para a 80kg, visando uma competitividade maior e estou me dando bem. Já fui da seleção e tenho este sonho de representar tanto a Paraíba, como também o Brasil e conquistar uma medalha em casa vai ser a concretização de tudo isso que eu desejo em relação ao paradesporto”, garantiu.

Leia mais no jornal Correio da Paraíba

Relacionadas