domingo, 15 de setembro de 2019
Atletismo
Compartilhar:

Raynara Vitória se destaca e ganha status de promessa

Gabriel Botto / 16 de junho de 2019
Foto: Nalva Figueiredo
Uma brincadeira que se perpetuou na vida de uma jovem de apenas 13 anos. Acompanhando os treinamentos de sua mãe, na Vila Olímpica Parahyba, a paraibana Raynara Vitória recebeu um ultimato: disputar uma maratona infantil para ganhar de premiação uma bicicleta. Ela não sabia, porém, que aquela intimação seria hoje um divisor de águas em sua vida no esporte.

Foi a partir daí que a menina que cursa o nono ano do ensino fundamental, passou a amar o Atletismo. Ela participou da Maratoninha da Caixa Econômica Federal em 2013 e, de primeira, venceu a prova, ganhando uma bicicleta como prêmio. Ela não parou por aí e participou das três provas seguintes, faturando o primeiro lugar em todas elas. Foi aí que ela decidiu que seu lugar era nas pistas.

Começou a treinar lá mesmo, na Vila Olímpica e, aos poucos, foi conquistando medalhas a nível regional, despertando os olhares de atletas e treinadores.

“Minha mãe fazia atletismo e o professor dela sugeriu que eu disputasse a maratoninha da Caixa. Aí eu participei e venci a prova, ganhando uma bicicleta como premiação. Após essa primeira prova, competi outras três vezes na Maratoninha e venci todas, foi aí que comecei a despertar o interesse pelo atletismo, não só como recreação, mas como um esporte, de fato”, disse Raynara Vitória.

Após começar a levar a sério o Atletismo, Raynara venceu as etapas regionais dos Jogos Escolares da Juventude, garantindo vaga para a etapa nacional da competição, onde conseguiu a medalha de ouro na prova dos 250m rasos. De acordo com a atleta, uma de suas motivações, é estampar a bandeira da Paraíba em nível nacional, mostrando que na sua terra natal também existem atletas com potencial.

“Foi uma experiência incrível, mostrar que aqui na Paraíba, em João Pessoa, também existem talentos do esporte, atletas competitivos e consegui isso levando a medalha de ouro na etapa nacional dos Jogos Escolares, na prova dos 250m rasos. Consegui levar as cores da Paraíba para todo o Brasil”, completou a atleta paraibana.

A jovem atleta paraibana traça como meta pessoal, disputar, no futuro, um campeonato mundial da modalidade, além de ter um sonho de participar de um ciclo olímpico, para, quem sabe, poder disputar a competição considerada por muitos, como o auge de um atleta, as Olimpíadas.

“Eu espero vencer novamente as etapas dos Jogos Escolares da Juventude e sonho em disputar, no futuro, um Campeonato Mundial de Atletismo, além de almejar outro sonho em minha vida, que é disputar as Olimpíadas. Estou me preparando para isso, com os treinamentos aqui na Universidade e com o foco total em melhorar minhas marcas nas pistas”, destacou a velocista de 13 anos.

Balé e ginástica auxiliam Raynara nas pistas



A qualidade de Raynara nos fundamentos do atletismo tem duas explicações no passado recente da atleta. Ex-ginasta e ex-bailarina, a atleta desenvolveu habilidades rítmicas e de coordenação motora, o que facilita bastante em executar os movimentos do atletismo com maestria.

“Por ter vindo do balé e da ginástica rítmica, ela tem uma flexibilidade, um ritmo muito avançados. São muitas habilidades bastante desenvolvidas, que contribuem para que ela tenha uma desenvoltura acima das demais atletas da idade dela. Então, isso de certa maneira contribui para que ela evolua cada vez mais nas pistas”, pontuou o treinador.

Pedrinho Almeida destacou também que Raynara é um potencial do esporte paraibano. De acordo com o treinador, ele está muito otimista para ver, no futuro, a atleta brilhando nas pistas pelo mundo.

“Essa menina ficou ano passado em nono lugar na prova dos 250m no Campeonato Brasileiro, com apenas 12 anos. No caso dela, ela vem crescendo muito aqui nas avaliações que faço e isso leva a crer que ela tem potencial de disputar medalhas e digo isso com muito otimismo, pois ela está indo muito bem nos treinamentos, tanto na prova dos 75m, como também na prova dos 250m”, completou Pedrinho.

Após um período treinando na Vila Olímpica, Raynara conheceu o treinador Pedrinho Almeida, que auxilia o recordista mundial Petrúcio Ferreira. A jovem atleta revelou que nutre uma admiração por seu técnico, além de afirmar que é privilegiada em dividir as pistas com um corredor como Petrúcio.

Petrúcio é inspiração



Raynara falou que se espelha em Petrúcio Ferreira, afirmando que admira a força de vontade do atleta, que além de superar as adversidades naturais, se recuperou de um acidente e, em poucos meses de treinamentos, já superou suas melhores marcas nas pistas de corrida. “Eu me espelho muito nele (Petrúcio). Fico impressionada com a força de vontade dele que, mesmo se acidentando no início do ano, ele conseguiu dar a volta por cima e, mesmo em pouco tempo, ele já conseguiu melhorar todas as suas marcas e bater mais um recorde mundial”, revelou Raynara.

Para o treinador Pedrinho Almeida, Raynara tem um potencial inquestionável, tanto por sua rapidez nas pistas, como pela sua idade, pois, por ser ainda muito nova, tem muito a desenvolver e aprender ao longo de sua carreira. “Ela tem muitas qualidades. É uma menina que traz muitas boas perspectivas de crescimento, em todos os aspectos. Não posso carimbar que ela vai nos dar resultados, pois estamos lidando com uma garota de apenas 13 anos, mas ela é muito veloz. É uma menina que tem muito ritmo, muita coordenação. Ela tem um grande potencial para o futuro do esporte aqui do estado”, disse o treinador Pedrinho Almeida.

Relacionadas