terça, 19 de janeiro de 2021

Atletismo
Compartilhar:

Aos 61 anos, paraibana vai disputar Mundial de Atletismo na Austrália

Allan Hebert / 24 de outubro de 2016
Foto: Rafael Passos
Com disposição para dar e vender, a atleta paraibana Irenilta Pereira dos Santos Nunes prova que a idade não é barreira quando se tem um objetivo de vida. Aos 61 anos, ela vai representar o Estado no Campeonato Mundial de Atletismo Máster, que será disputado na cidade de Perth, na Austrália, entre os dias 26 de outubro e 06 de novembro.

Atleta na categoria entre 60 e 64 anos, Irenilta, já vai para o seu quarto Mundial Máster, disputará nada menos que oito medalhas no torneio em terras australianas. As provas são as seguintes: salto em distância, salto triplo, salto em altura, 300 m e 800 m com barreiras, 100 m e 200 m rasos, além do revezamento 4x100 m, com a delegação brasileira.

Na edição do ano passado, disputada em Lyon, na França, a paraibana conquistou a medalha de bronze no salto triplo. Uma das favoritas nesta prova, Irenilta quer ficar mais uma vez entre as três primeiras.

“Minha prova predileta, até pelos resultados que já obtive, é o salto triplo. Pelo ranking das atletas inscritas na competição, eu sou a primeira, mas isso não quer dizer que eu vou ganhar. Estou muito confiante, me preparei muito bem e espero trazer a medalha”, revelou.

irenilta-bezerra_atletamaster_rafaelpassos-6web

Apesar da idade avançada, Irenilta encara uma verdadeira maratona de treinos. Ao todo, ela faz atividades físicas em cinco dias da semana. Segundas, quartas e sextas a atleta faz trabalhos técnicos voltados para o atletismo. Já as terças e quinta são destinadas para os treinamentos físicos na academia. Membro fundador da Associação Paraibana de Atletismo (Aspa), Irenilta acumula o cargo de técnica da instituição.

Irenilta foi recordista Norte-Nordeste por mais de 20 anos

No atletismo desde os 13 anos de idade, quando foi descoberta por uma professora de educação física quando estudava no Colégio Estadual Dr. Elpídio de Almeida, em Campina Grande, Irenilta Pereira desde jovem coleciona alguns feitos importantes no esporte.

A paraibana foi por 20 anos detentora do recorde Norte/Nordeste do salto em distância, com a marca de 5,97 m. Ela foi superada pela pernambucana Keila Costa, uma das principais atletas do país e que disputou recentemente os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Hoje aposentada, a ex-professora, que tem quase 50 anos de dedicação ao atletismo, vai participar do seu quarto Campeonato Mundial Máster. Em ótima forma às vésperas de disputar oito provas na competição, ela nem pensa em parar de competir.

“Acho que o atletismo me proporcionou essa qualidade de vida que tenho hoje. Então, enquanto estiver bem, permanecerei treinando, competindo e ensinando o que aprendi com o atletismo”, revelou.

irenilta-bezerra_atletamaster_rafaelpassos-14web

Relacionadas