quarta, 20 de novembro de 2019
Férias
Compartilhar:

Mês de janeiro recebe opções de lazer e diversão para as crianças

Lucilene Meireles / 03 de janeiro de 2019
Foto: Reprodução
Passadas as festas de final de ano, o mês de janeiro é todo da criançada que está em plenas férias escolares, e de muita gente grande que também curte o período de descanso. Para ocupar o tempo nesses dias livres, quem está em João Pessoa tem uma série de opções que vão desde a orla, passando pela Estação Cabo Branco, Parque Zoobotânico Arruda Câmara – a Bica, além de visitas a locais como o Centro Histórico com seu casario e eventos culturais. Para terminar o dia, uma bela vista do pôr do sol na sacada do Hotel Globo enche os olhos de quem vai até o prédio.

Outros pontos que são alternativas de passeio são a Casa da Pólvora, o Centro Cultural Pavilhão do Chá e o Casarão 34, que realizam atividades culturais. Um dos eventos que movimentam a área central da cidade é o projeto Sabadinho Bom, realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) todos os sábados, na Praça Rio Branco. Músicos e ar tistas locais realizam shows gratuitos ao ar livre, a partir das 12h30.

Para quem prefere visitar a orla, as praias estão entre os passeios mais procurados no período de férias. De Gramame ao Bessa, são 24 quilômetros de mar calmo, com quiosques em alguns trechos e estrutura para atender aos turistas. Além disso, há os pontos onde são oferecidos passeios de catamarã na Capital, com visitas a Picãozinho, um banco de areia que aparece quando a maré está baixa, e às piscinas naturais do Seixas.

Ainda em João Pessoa, moradores e turistas que vão à orla contam com itens de acessibilidade, projeto paisagístico com vagas de estacionamento, piso tátil nas calçadas e nova iluminação que garante maior segurança a quem frequenta o local à noite.

Para quem visita o município de Cabedelo, outro atrativo é o famoso passeio à ilha de Areia Vermelha, que também fica à vista quando o nível de maré está baixo. Além disso, o famoso pôr do sol na praia fluvial do Jacaré, ao som do Bolero de Ravel, é sempre uma boa pedida.

Parque da Lagoa

Localizado em um dos principais cartões postais de João Pessoa, é um dos grandes atrativos para crianças, adolescentes e adultos, oferecendo uma extensa área arborizada, gramado, lanchonetes, parquinho infantil, além de brinquedos infláveis e pula-pula que são montados nos dias mais movimentados.

Quem gosta de pedalar e fazer caminhada também conta com áreas exclusivas, com a presença de seguranças da Guarda Municipal e uma paisagem enfeitada pelas árvores que circundam todo o parque ao redor da Lagoa, ainda iluminado pelas luzes das festas natalinas.

Eventos culturais

A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no bairro Altiplano, traz algumas opções para quem gosta de eventos culturais. Um dos atrativos é a exposição ‘O Homem e o universo – 50 anos de vida dedicada à astronomia’, realizada pela Associação Paraibana de Astronomia (APA) em parceira com a Estação Cabo Branco. A exposição é composta de fotos, reportagens, instrumentos de observação astronômica, objetos de pesquisa e pessoais do professor, que é de João Pessoa.

No local, há outras exposições fotográficas, como ‘Sob o sol do céu do sertão’, dos fotógrafos amadores Frederico Guedes Pereira, Francisco Mendes e Manuel Dantas Vilar. A mostra está no hall do prédio administrativo até o dia 20 de janeiro.

Para os pequenos, uma dica cultural é o piquenique literário com dicas da Livoca (Lívia), uma menina de sete anos que junto com sua mãe, Cristiane, compartilha dicas de livros infantis pela internet, estimulando a leitura nas crianças. A data do piquenique é no sábado, dia 12, na área externa, a partir das 15h. No local, haverá ainda troca de livros, música e contação de história. No finalzinho do mês, dia 27, a partir das 16h, será o momento musical com o coral Vozes da Infância, no auditório da Estação, com o evento ‘Música do Mundo’. Serão interpretadas canções infantis de vários países. Haverá ainda exposição de desenhos das crianças na sala de práticas educacionais.

Relacionadas