domingo, 19 de maio de 2019
Eleições 2018
Compartilhar:

Locais de votação já estão sendo preparados

Bárbara Wanderley e Katiana Ramos / 05 de outubro de 2018
Foto: Assuero Lima
Os preparativos para as eleições do próximo domingo começaram nessa quinta-feira (4) a se intensificar em diversos órgãos. Este ano, foram disponibilizados 1.751 locais de votação onde funcionarão as 9.955 mesas receptoras de votos do Estado, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).

Os locais são em sua maioria escolas públicas e privadas, além de universidades, cujas aulas já foram suspensas desde essa quinta (4) para a instalação das urnas. A liberação ocorre logo após o pleito, ainda na noite do domingo, e as aulas retornam na segunda-feira. Em João Pessoa, a rede municipal de ensino entregou 91 escolas e três Centros de Referência em Educação Infantil (Creis) para pleito eleitoral. As aulas das escolas municipais retornam na tarde da próxima segunda-feira.

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) de João Pessoa vem realizando ações de manutenção e limpeza nas escolas que serão locais de votação. As equipes realizam serviços de roço, capinação, varrição e coleta de resíduos, que devem terminar hoje.

Até essa quinta-feira (4), as equipes de limpeza já haviam passado pelas unidades dos bairros Pedro Gondim, Mangabeira, Oitizeiro, Cruz das Armas, Jaguaribe, Funcionários, Grotão, Costa e Silva, Ernani Sátiro, Valentina de Figueiredo, Alto do Mateus, Rangel, Manaíra, Tambaú e Bairro dos Estados.

Locomoção

Muitos eleitores precisam viajar para outras cidades ou estados para votar, por isso, o gerente de Núcleo da Socicam - empresa que administra o terminal rodoviário de João Pessoa –Reinaldo Brasil, afirmou que é esperado um aumento de fluxo de 20% neste final de semana. No período que vai de hoje até a próxima segunda-feira, a expectativa é de que ocorram 31 mil embarques e 25 mil desembarques.

Ainda segundo Reinaldo, os principais destinos dentro da Paraíba são Campina Grande, na Borborema e Souza, Patos e Cajazeiras, no Sertão. Fora da Paraíba, os destinos mais procurados são Recife (PE) e Natal (RN).

Para evitar contratempos, a orientação é que os usuários comprem as passagens de ida e volta com antecedência e cheguem ao terminal uma hora antes da viagem. Além disso, é importante identificar as bagagens e ter atenção com as crianças. De acordo com Reinaldo, até essa quinta-feira (4) as empresas não haviam informado a necessidade de ônibus extra.

Para circular dentro da Capital, algumas linhas de ônibus terão reforço na frota, segundo o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivos Urbanos de João Pessoa (Sintur-JP). São elas 1500, 5100, 3200, 302, 2509, 5209, 003, 504, 1001, 2300, 104, 1510, 5110 e 116. Não haverá alteração em relação aos trens urbanos, que permanecem sem funcionar no domingo.

Pontos de interdição em JP



  • A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob) divulgou nessa quinta (4) o plano operacional de transporte e trânsito para o próximo domingo. Na Capital, serão seis pontos de interdição, a partir das 6h, e 60 agentes para disciplinar o tráfego.


  • Região do Colégio José Lins do Rêgo Isolamento do trecho da Rua Horácio Trajano de Oliveira compreendido entre as ruas Pres. Carlos Luz e Nereu Ramos.


  • Região do Colégio Papa Paulo VI Bloqueio do trecho da Avenida José Tavares localizado entre as avenidas Cruz das Armas, Centenário e Benjamim Lira.


  • Região do TRE Interdição da Avenida Princesa Isabel com a Avenida Monsenhor Walfredo Leal. Na Avenida Pedro I, a faixa da esquerda estará isolada e a da direita, livre para circulação.


Relacionadas