sábado, 20 de julho de 2019
Economia
Compartilhar:

Vendas no varejo da PB cresceram 2,8% em novembro

Bárbara Wanderley / 16 de janeiro de 2019
Foto: Divulgação
As vendas no comércio varejista da Paraíba cresceram 2,8% no último mês de novembro, na comparação com o mês anterior. Com isso, o comércio paraibano acumulou alta de 2,5% em 2018 e de 1,8% nos últimos 12 meses. As informações são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O comércio varejista ampliado, que inclui material de construção e veículos, motos, partes e peças teve alta de 1% em relação ao mês anterior, 4,1% no acumulado do ano, e 3,7% no acumulado dos 12 meses anteriores.

Para o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo da Paraíba (Fecomércio), Marconi Medeiros, a alta se deve em grande parte ao índice de confiança da sociedade e do empresariado, que, segundo ele, aumentou sensivelmente em novembro.

Marconi ressaltou porém, que as promoções da Black Friday também foram fundamentais para esse crescimento. Ele explicou que a data se tornou a terceira melhor do ano para o comércio varejista, ficando atrás apenas do dia das mães e do Natal. “Acredito que essa alta em novembro já foi um indicativo para o crescimento de dezembro também”, disse.

Medeiros observou que os números das últimas pesquisas do IBGE são condizentes com a realidade e têm mostrado um crescimento pequeno, porém seguro, mês a mês.

No Brasil, o crescimento nas vendas em novembro foi de 2,9% em relação ao mês anterior, a segunda maior alta na série histórica da PMC, iniciada em 2000. Essa alta interrompe duas taxas negativas consecutivas, período em que o varejo acumulou perda de 1,8%.

Relacionadas