terça, 29 de setembro de 2020

Turismo
Compartilhar:

Mamanguape, Rio Tinto e Marcação viram destino do turismo sustentável

Edson Vebrer / 30 de outubro de 2016
Foto: Divulgação
Técnicos do Sebrae Paraíba, operadores de turismo e jornalistas participam até  este domingo (30) de uma visita técnica a novo destino turístico sustentável, que deverá gerar empregos e renda nos municípios de Mamanguape, Rio Tinto e Marcação, no Litoral Norte da Paraíba, a partir da visita milhares de pessoas às localidades, onde a natureza está praticamente intacta, principalmente, na Barra de Mamanguape, onde ocorre o encontro do rio com o mar.

A gestora de Turismo do Sebra Paraíba, Regina Amorim, destacou que “a ação do Sebrae, em Mamanguape, Rio Tinto e Marcação, tem o mesmo propósito da que foi desenvolvida em municípios do Brejo, onde já estão firmados roteiros como o Caminhos do Frio, que há alguns anos vem garantindo ocupação e renda para milhares de paraibanos, através da atividade turística sustentável, com base no fazer diário das comunidades locais”.

Regina informou que os pontos principais que deverão constar das futuras visitas dos turistas são: passeio de barco pela Barra de Mamanguape (encontro do Rio Mamanguape com o mar) conhecendo a barreira dos arrecifes, com direito a um delicioso mergulho nas águas salgadas do mar e doce do rio.

Estão sendo oferecidos almoço típico na varanda da casa do Valdemir, na Vila de Pescadores, localizada ao lado da Igreja da Comunidade. Uma comida caseira servida sempre com peixe ou camarão - à escolha do cliente, acompanhado com suco natural da fruta da época. Em seguida, visita em uma atividade criativa, estruturada para que o visitante possa conhecer as novas práticas de produção e organização sustentáveis de um viveiro de camarão.

"Essa é uma área maravilhosa para se ter contato com a natureza com uma grande biodiversidade",  disse a gestora de turismo Regina Amorim.

Varanda agora é loja de artesanato

O grupo visitará a Hospedaria Peixe Boi - Cama & Café, à Varanda do Tapete (base comunitária), onde se saboreia o Dindão de frutas (base comunitária), segue para as pequenas varandas que se transformaram em lojas de artesanato, souvenir, lanchonete entre outras, Café Brisa Mar, local transformado para receber o visitante com café e salgados e suco surpresa, Atelier do Adriano – artesanato de cipó.

Ainda em Mamaguape, consta do roteiro o Camaratuba Hotel Fazenda, que oferece todo conforto da cidade e atividades típicas de um sítio no interior, a exemplo de passeio de charrete e visita ao memorial, brincadeiras. Tem também, passeio de barco pelo Rio Sinimbu até o entroncamento com o Rio Mamanguape, passando por uma área de manguezal muito bem preservado. Almoço no Bar do Tingo  - famoso  Mexidão e, por fim, apresentação do artesanato indígena da Bio Poti e da artesã Val artesanato no local.

Regina Amorim afirma que essas visitas são importantes porque gera conhecimento para a produção de reportagens nos veículos de comunicação. Essas reportagens geram curiosidade dos leitores, que passam a ter o interesse de conhecer os roteiros.

Relacionadas