sexta, 18 de setembro de 2020

Turismo
Compartilhar:

Eventos devem atrair 95 mil turistas e vão movimentar R$ 95 milhões

Edson Verber / 30 de outubro de 2015
Foto: Arquivo
O Centro de Convenções de João Pessoa sedia, em novembro (nove a 13), um dos mais importantes eventos da História da Paraíba - o IGF (Fórum de Governança em Internet), da Organização das Nações Unidas. E até 2018 o Centro atrairá para João Pessoa cerca de 95 mil turistas que devem injetar na economia da Região Metropolitana, cerca R$ 95 milhões, com inúmeros benefícios para a cadeia produtiva, com bons negócios para o parque hoteleiro, o setor de alimentação, o comércio e para o poder público municipal e estadual que arrecadarão tributos como o ISS  e ICMS.

Os números foram revelados, ontem, durante o Seminário Inovação, Acessibilidade e Turismo, no Hotel Verde Green, por Ferdinando Lucena, diretor do Centro de Convenções de João Pessoa, que destacou o fato de o Fórum de Governança em Internet trazer para a Capital paraibana empresários, chefes de estado e outras autoridades de todo o mundo.

“Estes turistas especiais, face a capacidade de compra superior ao turista de lazer, em quatro a cinco vezes, circularão por João Pessoa e a cidade só tem a ganhar com isso, pois haverá um aquecimento na nossa economia que irá beneficiar a rede hoteleira, bares, restaurantes, taxistas, comerciantes e toda a cadeia produtiva do turismo”.

Tema principal

O Fórum de Governança da Internet, explica Ferdinando, é um fórum multissetorial, democrático e transparente, que viabiliza debates sobre questões de políticas públicas relativas a elementos importantes da governança da Internet. O IGF fornece uma plataforma facilitadora para discussões entre todos os setores do ecosistema de governança da Internet, incluindo as entidades credenciadas pela Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação (CMSI), bem como outras instituições e indivíduos com especialidade comprovada e experiência em assuntos relacionados à governança da Internet.

Concluiu informado que após consultar a comunidade da Internet e discutir sobre o tema principal do encontro do IGF 2015, o Grupo Consultivo Multissetorial decidiu manter o título ‘Evolução da Governança da Internet: Capacitar o Desenvolvimento Sustentável’. Este tema será apoiado por oito subtemas que irão enquadrar as discussões do encontro de João Pessoa: Cibersegurança e confiança,A economia da Internet,Inclusão e diversidade, Abertura de acesso,Reforçando a cooperação multissetorial, A Internet e os Direitos Humanos Recursos críticos da Internet e Questões Emergentes.

Prioridade do Governo

O Secretário do Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado da Paraíba, Laplace Guedes, destacou que “o turismo de eventos gera valor, porque movimenta a cadeia econômica, permitindo utilização da infraestrutura hoteleira, com melhor ocupação em período sazonal, despertando novos investimentos de infraestrutura (como hotéis) e impulsionando o turismo de lazer com roteiros pré e pós-conferências, voltado para a família que, frequentemente, acompanha o participante do evento e visitas posteriores dos congressistas, geralmente acompanhados das mulheres. Além disto quase sempre amplia os dias de sua passagem, bem como, gasta quatro vezes mais que o turista não de eventos. Por isto, que o Governo prioriza este turismo”.

Relacionadas