domingo, 16 de maio de 2021

Trabalho
Compartilhar:

Vagas na saúde: Candidatos devem programar bem os estudos, focar conteúdos específicos

Redação / 30 de outubro de 2016
Foto: Divulgação
Não existe mágica para que conseguir a aprovação em um concurso público na área da saúde. As palavras de ordem são: definir com bastante cuidado o calendário de estudos, buscar os temas mais comumente abordados nas provas e dedicar-se. Uma boa dose de sacrifício e renúncia deve ser acrescida ao cardápio do concurseiro.

A consultora de carreiras, Isabelle Serrano, frisa que “o primeiro passo é montar um cronograma de estudos e que este esteja adequado às possibilidades do candidato. Não adianta imaginar e montar algo que não conseguirá seguir na preparação. Isso é um erro que pode comprometer todo o plano para a conquista da vaga”.

De acordo com o site Ponto de Concursos, da professora Natale Souza, aponta que o primeiro passo para o sucesso do concurseiro é planejar o estudo. E, para isso, é preciso fazer um diagnóstico onde irá identificar e traçar um perfil de si mesmo, as dificuldades, as forças.

Em seguida, o candidato deve definiir seu objetivo, visualizando claramente onde pretende chegar, inclusive, determinando prazos a serem cumpridos e as ações a serem desenvolvidas.

Esse processo, lembra a professora no site, exige uma constante autoavaliação, visando a correção de rumos, de programação de estudos.

Essa programação exige alguns cuidados básicos. Uma área confortável deve ser escolhida para o estudo e ser mantida para esta função, criando, assim uma rotina. E isso requer, também, um período fixo de dedicação ao contéudo a ser apreendido.

Outra dica é ler atentamente os editais, para saber se o candidato realmente preenche os pré-requisitos exigidos e se a vaga realmente condiz com o que o candidato almeja.

Indo além. Além do tradicional estudo com livros, cadernos, em sala de aula nos cursos preparatórios, o concurseiro que busca uma vaga na área da saúde, assim como em demais concursos públicos, pode incrementar os estudos fazendo uso de novas tecnologias. Existem vários sites com bons conteúdos e dicas para quem se prepara para as provas de um concurso.

Vídeos-aulas também ajuda na apreensão de conteúdo, além de quebrar a rotina de horas lendo livros e fazendo exercícios. Claro, a realização de simulados, leitura de apostilas são necessárias.

Com relação à internet, o candidato precisa entender que a rede mundial de computadores pode ser aliada, mas também uma vilã na preparação. O ideal é acessá-la apenas rapidamente, resistindo às tentações que podem desviar o foco, distrair a atenção do candidato.

Material de estudo. O candidato da área de saúde deve ter uma atenção especial ao material que usa na preparação. Os livros com informações médicas são constantemente revistados e atualizados.

Se não tiver esse cuidado, o candidato pode comprometer toda a preparação, desperdício de energia, tempo e recursos financeiros. “É uma dica muito importante. O candidato tem que se manter atualizado e o material de estudo não pode esr defasado”, comenta.

"O estudo para concorrer a vagas em concursos da área da saúde exige que o candidato esteja super atualizado com os conteúdos específicos da carreira, além da preparação necessária para os demais concurso", afirmou a consultora de carreira Isabelle Serrano.

Leia Mais

Relacionadas