quarta, 02 de dezembro de 2020

Tecnologia
Compartilhar:

Aplicativo faz Banco cada vez mais mais virtual

Ellyka Akemy / 31 de julho de 2016
Foto: Nalva Figueiredo
Em quatro anos, o número de contas bancárias acessadas por meio de aplicativos de celulares - mobile banking - aumentou 16 vezes no Brasil. Em 2011, havia dois milhões de contas desse tipo no País e, em 2015, o número subiu para 33 milhões. Esse canal foi o que registrou maior expansão em termos de atendimento bancário nos últimos anos e é hoje o segundo mais usado pelos clientes, só perde para o internet banking.

De acordo com a Pesquisa de Tecnologia Bancária de 2015, divulgada, em maio deste ano, pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o uso dos canais digitais no setor bancário brasileiro já supera a ida a pontos físicos e outros canais de atendimento pelos quais o cliente procura o banco.

A praticidade para acessar a conta bancária e realizar pagamentos, consultar saldos e extratos, realizar empréstimos sem precisar se deslocar a uma agência física é apontado pelos usuários ouvidos pela reportagem como a maior vantagem do mobile banking. Principalmente, porque hoje praticamente todo mundo tem um smartphone com acesso à internet nas mãos.

O economista José Mário Macedo contou que adianta até saque por meio do aplicativo do celular sem a necessidade de usar o cartão de crédito ou débito. Macedo garantiu que se sente seguro ao utilizar esse tipo de serviço, pois toda movimentação em sua conta é informada pelo banco, por Serviço de Mensagem via Celular (SMS).

Paraíba segue a tendência

A reportagem entrou em contato com os principais bancos do País, para saber o percentual de participação dos paraibanos no acesso às contas bancárias por meio de canais digitais. De acordo com informações da assessoria de imprensa do Banco do Brasil, no segundo trimestre deste ano, a Paraíba contabilizou uma utilização de 60,5% nesse segmento (mobile e internet) e 39,5% para os demais formatos (autoatendimento, agências bancárias, etc.).

A assessoria de imprensa do Banco Santander informou que na Paraíba o acesso aos canais digitais também é maior que os físicos. No primeiro semestre do ano, a instituição bancária apresentou um aumento de 5% no número de clientes que acessam o internet banking e/ou o aplicativo Santander. O banco está com uma ação promocional para incentivar ainda mais o uso dos canais digitais.

Para que o número cresça mais este ano, o Santander lançou a campanha “Vale a Pena Ser Digital”, onde os clientes que usam os canais digitais concorrem a uma viagem para Nova York.

A assessoria de imprensa do Bradesco não revelou o comportamento na Paraíba, informou apenas que hoje, no Brasil, 38% das transações do banco são feitas pelo celular. Em 2008, esse percentual era de 1%. A assessoria de imprensa do Banco Itaú não respondeu à solicitação da reportagem até o fechamento desta edição.

Relacionadas