sábado, 16 de janeiro de 2021

Economia
Compartilhar:

Tarifa branca pode encarecer contas de luz na Paraíba; veja como evitar

Érico Fabres / 06 de janeiro de 2018
A Tarifa Branca criada pela Agência Nacional de Energia Elétrica pode ser uma faca de dois gumes para o consumidor. Caso ele opte pela tarifa terá que seguir religiosamente os requisitos propostos, como, por exemplo, evitar utilizar alguns equipamentos elétricos nos horários de pique, de 17h30 às 20h30, aqui na Paraíba. Se fizer isso, a economia pode chegar a 20%, no entanto, conforme a Energisa Paraíba, “o cliente deve entender que a conta de energia vai subir se não houver mudança no hábito de maneira bem objetiva, caso contrário, a tarifa pode dobrar.”

A Tarifa Branca beneficiará apenas 48 mil clientes na Paraíba, pois são eles que têm consumo médio mensal acima de 500 kWh em um universo de, aproximadamente, 1,5 milhão de clientes. Para evitar que a conta de energia suba ao aderir à nova tarifa, a Energisa recomenda que o consumidor faça pelo menos simulações por três meses seguidos dos gastos de energia, para saber exatamente o valor da conta mensal e se vale a pena apostar na redução por meio desse benefício. A simulação pode ser feita no site da distribuidora de energia.

A medida não é obrigatória, não tem prazo e beneficia, principalmente, quem conseguir adequar o seu hábito de consumo. Portanto, o cliente deve, inicialmente, simular o cálculo da sua conta na tarifa branca antes da adesão.

Relacionadas