terça, 19 de janeiro de 2021

Economia
Compartilhar:

Previdência vai reconhecer tempo de contribuição de forma automática

Redação / 02 de fevereiro de 2018
Foto: Reprodução
Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não precisarão mais comparecer a um posto de atendimento para pedir a aposentadoria por tempo de contribuição. Desde setembro do ano passado, a aposentadoria por idade, dos segurados urbanos, já é concedida de forma automática. E, a partir da segunda quinzena de fevereiro, outros serviços também poderão ser realizados dessa forma, incluindo aposentadorias por tempo de contribuição e salário-maternidade.

Atualmente, o reconhecimento não é automático - o segurado precisa agendar o pedido pela Central de Teleatendimento 135 ou pela internet, e deve ir até uma agência da Previdência Social para dar entrada no requerimento.

Pelo novo modelo de agendamento, o segurado que possui todas as condições necessárias entra em contato com o INSS, pela internet ou telefone, para dar entrada no pedido e fazer o requerimento.

Uma vez constatado que todas as informações nas bases cadastrais do INSS estão corretas, o benefício será então concedido automaticamente, sem a necessidade de o segurado ir à agência. Por isso é importante que os dados do trabalhador segurado estejam todos corretos nos sistemas do INSS.

Também é possível conferir essas informações diretamente no site do INSS, na seção “Meu INSS”, ou pelo aplicativo para celulares. E se, mesmo tendo recebido a carta informando do direito ao benefício, o segurado não desejar dar andamento ao pedido, não é preciso fazer nada. Além disso, será possível fazer também a atualização de endereço diretamente pelo site do INSS.

Relacionadas