domingo, 11 de abril de 2021

Economia
Compartilhar:

Setor hoteleiro tem pior janeiro dos últimos dez anos

Edson Verber / 07 de fevereiro de 2017
Foto: Nalva Figueiredo
Depois de registrar o pior índice de ocupação dos últimos dez anos, em janeiro – com queda de 90% em 2016 para 75% em 2017 - a ABIH-PB (Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, seccional Paraíba), inicia nesta terça-feira (07), no interior de São Paulo, uma campanha de divulgação do destino Paraíba, com o objetivo de conseguir a ocupação de 90% dos mais de 11 mil leitos da grande João Pessoa. A queda se deve a crise econômica, a concorrência com outros destinos do Nordeste e ao aumento do número de hotéis em atividade.

Quem informa é a presidente da ABIH Paraíba, Manoelina Hardman, que destacou o apoio da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo) na divulgação da Paraíba a partir desta terça no Município de Ribeirão, depois segue para São José do Rio Preto, Sorocaba e, finalmente, Campinas, todas no interior de São Paulo, onde se concentram pólos econômicos importantes, com pessoas de bom poder aquisitivo que, face a alta do dólar, encarecendo os pacotes para o exterior, devem optar pelo Nordeste.

“Nós estamos enfrentando, além da crise, com as nuances e conseqüências já conhecidas, forte concorrência de Recife, Fortaleza, Natal e Alagoas e, por isso, temos de entrar em ação para atrair turistas pra nossa Paraíba. Nesse sentido, agradecemos o apoio sempre presente da PBTur e, ainda, nos próximos dias, poderemos ter uma boa notícia referente a um possível apoio do Banco do Nordeste” – disse Manoelina.

A Presidente ressaltou que “em janeiro último, que considero o pior dos últimos 10 anos, em termos de ocupação dos leitos dos nossos hotéis, nós verificamos que a cidade estava cheia de turistas. Entretanto, muitos deles, em face da crise, buscaram hospedagem alternativa, principalmente, em casas de familiares”.

Lembrou que “entraram na concorrência no mercado local, do segundo semestre pra cá, pelo menos quatro novos hotéis, no Altiplano do Cabo Branco, Manaira e Tambaú, com uma expressiva quantidade de leitos”.

Projeto BNB

A ABIH-PB está participando da seleção de projetos que poderão contar com recursos do Banco do Nordeste do Brasil. No projeto foram inseridas várias ações de promoção do Destino João Pessoa que serão realizadas por todo o Brasil em 2017. O projeto está inserido no grupo de caráter institucional/mercadológico do BNB.

Na opinião da presidente da ABIH-PB, Manuelina Hardman, a abertura do Banco do Nordeste no sentido de incentivar ações de marketing no segmento turístico é “muito válida, pois abre a possibilidade de as instituições de alavancar suas ações e fortalecer o setor que gera milhares de empregos e movimenta a economia da Paraíba, consequentemente, do Nordeste.

 

Relacionadas