quinta, 14 de novembro de 2019
Economia
Compartilhar:

Preços altos fazem passageiros trocar avião por ônibus

Bárbara Wanderley / 09 de julho de 2019
Foto: Assuero Lima
O aumento no preço das passagens aéreas, que chegaram a 35% no último ano de acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem levado os passageiros a trocarem os aeroportos pelas rodoviárias. De acordo com a associação Brasileira de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati), a procura por passagens de ônibus para viagens interestaduais aumentou 15% em todo o país.

Na Paraíba, alguns trechos chegaram a ter aumento de 25% na procura. É o caso das viagens entre Campina Grande e Rio de Janeiro ou São Paulo, segundo o gerente de marketing da Guanabara, Rodrigo Monte Alverne. Além de Rio e São Paulo, Brasília (DF), Fortaleza e Crato, as duas últimas no Ceará, estão entre os destinos mais procurados.

O presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens na Paraíba (Abav-PB), Bruno Mesquita, explicou que, embora as agências de turismo do estado sejam muito focadas em transporte aéreo, a procura por trechos terrestres tem aumentado e muitos profissionais já começam a oferecer essa opção para os clientes. O motivo, segundo ele, é principalmente o custo alto das passagens aéreas.

Outro fator é o encerramento das operações da Avianca, que, segundo ele, movimentava cerca de 10 mil passageiros por mês no estado. Com a saída da companhia aérea do mercado, as empresas restantes aumentaram os preços nos trechos que antes eram operados por ela.

Relacionadas