terça, 16 de julho de 2019
Economia
Compartilhar:

Pesquisa diz que 63% dos paraibanos vão dar presentes no Natal

Edson Verber / 08 de dezembro de 2018
Foto: Divulgação/Secom-PB
Dados da pesquisa de intenção de compras para as festas natalinas, realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba, apontam que 63% dos paraibanos pretendem presentear amigos e familiares na noite de Natal de 2018. A preferência será para produtos dos setores de vestuário e calçados. A pesquisa busca traçar uma estimativa de vendas, bem como os hábitos e perfis destes consumidores. A pesquisa, que ouviu 500 pessoas.

Em média, o gasto com presentes de fim de ano devem ficar em torno de R$ 283,38 por consumidor, uma leve retração de 0,32% em comparação ao ano passado.

Mais da metade dos entrevistados não pretendem gastar mais que R$ 250 com as compras, sendo 28,03% os que preferem comprar até R$ 100 e 27,39% os que pretendem comprar presentes entre R$ 101 e R$ 250. Nota-se que 4,14% dos entrevistados pretendem gastar acima de R$ 800. A preferência dos consumidores é no pagamento a prazo, citado por 60,19%. Destes, a maioria (98,41%) utilizará o cartão de crédito. O pagamento à vista foi citado por 39,81%, 75,20% destes em espécie, dependendo do desconto oferecido pelo lojista.

Para o presidente da Federação do Comércio Bens Serviços e Turismo da Paraíba, Marconi Medeiros, “a pesquisa é um instrumento para o planejamento dos lojistas em relação às vendas, principalmente, neste momento de reestruturação econômica, para que possamos avaliar e planejar as ações e estratégias com muita cautela. A Fecomércio entrega, com esta pesquisa, uma ferramenta importante para diminuir as incertezas geradas tanto nos consumidores quanto nos empresários neste período de instabilidade”.

Para 61,46% dos entrevistados o local preferido são os shoppings, enquanto 52,23% buscarão presentes nas lojas do Centro. Super e Hipermercados devem ser procurados por 13,69% dos consumidores. Na tendência do crescimento a cada ano, as compras virtuais somam 10,51% do total de intenção.

A maioria dos consumidores realizará suas compras em dezembro, sendo 39,81% no início, 18,79% até uma semana antes e 15,92% na segunda metade do mês. 24,20%, que buscam lojas mais vazias, realizarão as compras ainda no mês de novembro, enquanto 1,27% quer aproveitar as liquidações após as festas, comuns no mês de janeiro.

Sobre os hábitos de consumo, 74,80% dos entrevistados está mais precavido e quer pesquisar mais antes de comprar. 47% deles passou a comprar menos em relação ao ano anterior, enquanto 16,40% passou a comprar mais. 9,80% são fiéis a marcas, 23,40% tem o hábito de comprar pela internet e 3,4% compram produtos sustentáveis.

Relacionadas