segunda, 18 de janeiro de 2021

Economia
Compartilhar:

Passagem de ônibus intermunicipal fica 6,67% mais cara a partir deste domingo

Celina Modesto / 04 de fevereiro de 2017
Foto: Rafael Passos
O conselho executivo do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) aprovou o reajuste médio de 6,67% das tarifas dos serviços de transporte coletivo intermunicipal de passageiros e para a travessia hidroviária que liga Cabedelo a Costinha. O aumento foi aprovado durante reunião do órgão realizada na última terça-feira e a decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado de ontem.

O reajuste vai passar a valer a partir de amanhã. De acordo com a tabela publicada no DOE, as linhas de características urbanas e rodoviárias que vão sofrer o reajuste das tarifas atendem a treze municípios do estado. Para aprovar o aumento nas passagens, o conselho considerou, entre outros fatores, o estudo apresentado pela Diretoria de Planejamento e Transportes – DRPT e o índice oficial de inflação nos últimos 12 meses.

Além disso, as empresas que operam o sistema de transporte coletivo rodoviário intermunicipal de passageiros do estado solicitaram o aumento das passagens ao DER. Como justificativa, as empresas argumentaram que os insumos e custos operacionais também tiveram aumento recentemente. O estudante de Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Nil Lucena, considerou o reajuste das tarifas de ônibus intermunicipais um absurdo.

“Temos um serviço deficitário e de péssima qualidade, alvo de ações no Ministério Público e de Ação Cívil Pública pela deficiência na prestação do serviço. Até quando a população terá que suportar os mandos e desmandos de quem monopoliza o serviço?”, questionou o estudante.

Relacionadas