sexta, 18 de setembro de 2020

Paraíba
Compartilhar:

133 agências bancárias fechadas em menos de dois anos

Rammom Monte e Celina Modesto / 29 de novembro de 2016
Foto: Arquivo
O Banco do Brasil anunciou recentemente que irá fechar cinco agências bancárias na Paraíba, sendo quatro em João Pessoa e uma em Campina Grande. Em protesto, funcionários do Banco do Brasil fecharam as agências. Porém, o número é bem maior se for levado em consideração o período entre 2014 e 2016. Ao todo, já foram fechadas 133 agências e correspondentes bancários de várias instituições financeiras em toda a Paraíba.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários na Paraíba, Marcos Henriques, o maior motivo para o fechamento destas agências é por conta dos inúmeros assaltos, principalmente nas cidades do interior do Estado.

No Brasil, serão fechadas ao todo 402 agências, além de 379, que irão se transformar em postos de atendimento. Isto faz parte de m conjunto de medidas de reorganização institucional, que será implementado ao longo do próximo ano. Além disto, está previsto um plano de extraordinário de aposentadoria incentivada.

O cenário paraibano é o mesmo em todo o Brasil. Após crescimento contínuo entre 2011 e 2014, o número de agências bancárias no Brasil caiu de 23.127 em dezembro de 2014, para 22.866 em dezembro de 2015. Em junho deste ano, a quantidade diminuiu ainda mais, chegando em 22.701. Ou seja, uma queda de 1,84% em um ano e meio.

O protesto

Segundo Marcos Henriques, o saldo da paralisação das atividades da categoria foi positivo. “Conseguimos, por meio dos vereadores Chico do Sindicato e Sandra Marrocos, marcar essa audiência pública na Câmara Municipal e, na semana seguinte, faremos uma audiência pública na Assembleia Legislativa da Paraíba, mas ainda não há uma data definida”, afirmou. A audiência da próxima segunda-feira será às 15h.

Ainda, na próxima quinta-feira o sindicato nacional dos bancários deverá se reunir com representantes do Banco do Brasil em Brasília para discutir sobre a reestruturação. “Esperamos com isso reabrir a conversa com o banco no sentido de suspender esse processo de fechamento de agências. A sociedade inteira está convidada a participar da audiência pública”, frisou Henriques.

Cerca de 130 funcionários do BB de agências localizadas em João Pessoa, Campina Grande, Aroeiras, Barra de Santa Rosa, Caiçara, Ingá, Jacaraú, Lagoa de Dentro, Salgado de São Félix, Tacima e Umbuzeiro participaram do movimento organizado pelo sindicato da categoria.

 

Relacionadas