domingo, 17 de janeiro de 2021

Economia
Compartilhar:

PB é o 10º estado mais competitivo do Brasil

Redação / 21 de setembro de 2017
Foto: Divulgação
A Paraíba subiu cinco posições e agora é o 10º Estado mais competitivo do Brasil e o primeiro do Nordeste. O Ranking de Competitividade dos Estados, que analisa 66 indicadores, foi apresentado em São Paulo pelo Centro Liderança Pública.

A Paraíba se destacou pela educação, segurança pública e sustentabilidade social. Paraíba, Acre e Rondônia foram os Estados que mais ganharam posições em relação ao ranking do ano passado. Por sua vez, Pernambuco, Amazonas e Amapá foram os que mais perderam. A Paraíba e o Ceará são os representantes do Nordeste mais bem colocados, figurando nas 10ª e 11ª colocações, respectivamente, à frente de Mato Grosso e Goiás.

Hegemonia do Sudeste

No computo geral o estado de São Paulo segue na primeira colocação, seguido de Santa Catarina que subiu da 3ª para a 2ª colocação e o Paraná que caiu da 2ª para a 3ª posição em relação ao ano anterior. O Distrito Federal segue na 4º colocação. Os estados do Sudeste, Sul e Centro-Oeste concentram se na metade superior do ranking, com os estados do Norte e Nordeste ocupando as últimas posições. Os últimos colocados foram os estados de Maranhão, Amapá e Sergipe, enquanto Alagoas conseguiu sair da última posição, passando para 24º.

O ranking

Na sexta edição, o levantamento é uma análise comparativa da capacidade competitiva de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal em 66 indicadores, agrupados em 10 pilares temáticos. Entre os indicadores, 35 são comparados com dados internacionais de 34 países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Relacionadas