sexta, 27 de novembro de 2020

Economia
Compartilhar:

Ovo de Páscoa menor e mais caro vai pesar no bolso do consumidor

Érico Fabres / 23 de fevereiro de 2016
Foto: Arquivo
Para enfrentar a crise econômica, os grandes fabricantes de ovos de chocolates estão apostando em versões pequenas de ovos de Páscoa, com preço sugerido de R$ 8,99. Versões pequenas já existiam em outros anos, mas há lançamentos agora e a expectativa de que vendam mais.

No geral, os chocolates devem chegar às prateleiras até 10% mais caros, comparando-se o mesmo tamanho com o do ano passado, segundo estimativa dos fabricantes. Mesmo assim, não houve aumento real, pois isso representaria a variação da inflação.

As empresas atribuem o aumento dos preços principalmente à alta do dólar. Entre 25% e 30% do cacau usado na produção é importado. Além disso, o produto é cotado na Bolsa de Nova York, nos EUA. Com a disparada do dólar, o preço do cacau subiu 50% no ano passado.

O valor dos brinquedos que são dados como brindes nos ovos destinados ao público infantil também subiu, visto que a maioria é importada da China.

O cenário de crise econômica, com baixo índice de crescimento do PIB e do consumo das famílias afetou também o mercado de bombons e chocolates, com movimentação concentrada na época da Páscoa. Com isso, o mercado não deve crescer neste ano.

Leia mais no Jornal Correio da Paraíba.

Relacionadas