sexta, 05 de março de 2021

Economia
Compartilhar:

Número de inadimplentes tem queda de 31,38% na Capital

Celina Modesto / 05 de setembro de 2017
Foto: Divulgação
Em agosto deste ano, o número de pessoenses inadimplentes caiu 31,38% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Ao mesmo tempo, menos consumidores da capital paraibana conseguiram quitar as dívidas e sair da lista de inadimplência do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) em João Pessoa - uma queda de 2,30%. Os dados do SPC consideram as dívidas de cartão de crédito, de lojas e de outras contas, tais como energia elétrica.

Em agosto deste ano, foram registrados 6.799 inadimplentes em João Pessoa, enquanto no mesmo mês do ano passado o SPC contabilizou 8.933 pessoas na lista de devedores. De janeiro a agosto deste ano, de acordo com a entidade, 60.913 consumidores estão inadimplentes. A diminuição de inadimplentes em relação ao mesmo período do ano anterior foi de 17,57%, quando o SPC registrou 71.618 inadimplentes na Capital.

No que diz respeito aos consumidores que conseguiram quitar os débitos em atraso e “limpar o nome” na praça, em agosto este quantitativo caiu 2,30% em relação ao ano passado. De acordo com o SPC em João Pessoa, 5.464 consumidores saíram da lista de inadimplentes da entidade no mês passado, enquanto em agosto de 2016 o SPC registrou 5.590 exclusões.

“A exclusão está diminuindo, mas a inclusão também. Isto significa que as pessoas não estão conseguindo pagar todos os débitos e não estão comprando. A mesma situação do país é vista aqui também. São muitas lojas fechadas no Centro da cidade, mais de 60 foram fechadas só este ano. O governo deveria cobrar menos impostos e ajudar a população neste momento. Os assaltos acontecem todos os dias e não temos policiamento ostensivo, por isso as pessoas têm medo de vir ao centro. Isso é lamentável”, argumentou o diretor do SPC Brasil em João Pessoa, Lindennbergh Vieira.

Relacionadas