domingo, 19 de novembro de 2017
Economia
Compartilhar:

Mudança de hábitos: mulheres eliminam imagem de consumistas

Érico Fabres / 25 de outubro de 2015
Foto: Assuero Lima
Recente pesquisa do Opinion Box, em parceria com o Blog Finanças Femininas, mostra que o comportamento atual da mulher condiz muito pouco com a imagem da pessoa gastadora, que vai ao Shopping e não volta sem diversas sacolas, especialmente com roupas e sapatos.

A ideia da pesquisa era entender como as mulheres lidam com dinheiro, qual o grau de consumismo e até de endividamento das brasileiras e de que forma acontece a administração do orçamento doméstico.

A maioria das 991 delas, 60%, disse que não se surpreende mais com a chegada da fatura do cartão de crédito e 15% já cuidam das contas da casa.

A economista Zélia Almeida diz que a mudança também faz parte do momento econômico vivido pelo Brasil, mas também afirma que faz parte de uma busca de retomada de espaço na sociedade.

Zélia diz que antigamente, 40% do salário das pessoas eram gastos com supérfluos e apenas 5% da população gastavam seu salário de forma consciente.

Como o ditado que diz que a “dor ensina a gemer”, a economista acredita que pode estar havendo uma mudança de perfil pelo lado feminino, como aconteceu de uma forma generalizada após a 2ª Guerra Mundial de mudança de hábitos de consumo, em face do momento econômico.

Leia mais no jornal Correio

Relacionadas