sábado, 17 de agosto de 2019
Economia
Compartilhar:

Mais de 500 mil famílias da PB receberão 13º do Bolsa Família

Bárbara Wanderley / 11 de abril de 2019
Foto: Divulgação/Portal Brasil
Mais de 500 mil famílias paraibanas, beneficiárias do Bolsa Família, receberão em dezembro o equivalente ao 13º salário do programa social. A implementação do benefício foi anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro durante discurso em um evento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) na última terça-feira.

Atualmente, o programa beneficia 13,7 milhões de famílias em todo o Brasil, sendo 507.949 na Paraíba, o equivalente a 13,51% da população do estado, conforme dados do Portal da Transparência.

De acordo com o ministro da Cidadania, Osmar Terra, o 13º do Bolsa Família, que já era uma promessa de Bolsonaro desde a campanha eleitoral, aumentará os custos do programa em R$ 2,5 bilhões em 2019.

Por causa disso, não haverá reajuste no valor pago mensalmente às famílias, porém, segundo o ministro, o benefício representará um aumento de 8,5% no que recebem anualmente as famílias. O ministro disse ainda que o governo vai pensar sobre a possibilidade de reajuste do programa para o próximo ano.

Terra explicou que os recursos para o pagamento do 13º estão saindo do que tem sido economizado pelo governo com a identificação de fraudes em benefícios sociais. O ministro citou ainda o maior controle no auxílio-doença, iniciado em 2016 e que, segundo ele, em 2018 atingiu a economia de R$ 15 bilhões.

Relacionadas