quinta, 03 de dezembro de 2020

Economia
Compartilhar:

Intenção de consumo das famílias está em alta

Ellyka Akemy / 20 de fevereiro de 2016
Foto: Arquivo
A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), cresceu pelo quarto mês consecutivo. Fevereiro avançou 1,6% na comparação com janeiro e fechou com 78,7 pontos. O índice permaneceu abaixo de 100, o que indica que ainda há uma percepção de insatisfação com a situação atual. Em relação ao mesmo período do ano passado, houve uma queda de 33,2%. A pesquisa nacional é um indicador antecedente que tem como objetivo antecipar o potencial das vendas do comércio.

O percentual de famílias que estão se sentindo mais seguras em relação ao Emprego Atual também cresceu, registrando um aumento de 1,9% em relação ao mês anterior. E os nordestinos estão nesse cenário de confiança. O índice do Nordeste marcou 111,2 pontos e ficou em terceiro lugar entre as cinco regiões pesquisadas, ficando atrás do Centro-Oeste e Sul, que catalogaram 129,5 e 113,2 pontos, respectivamente.

O componente Nível de Consumo Atual apresentou elevação de 0,7% em relação a janeiro e queda de 42,5% em comparação a fevereiro de 2015. O que mostra que as famílias ainda estão comprando menos que mesmo período de ano passado.

O item Perspectiva de Consumo, que avalia se as pessoas pretendem gastar nos próximos três meses, registrou aumento de 1,6%. Na base de comparação mensal, as famílias com renda até dez salários mínimos mostraram elevação de 1,1%, e aquelas com renda acima de dez salários, aumento de 4,4%.

Relacionadas